PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

11 DE MAIO DE 2012

Esquadrilha da Fumaça receberá Moção de Aplausos


Foi aprovada na Reunião Ordinária de quinta-feira (10/05), Moção de Aplausos à Esquadrilha da Fumaça, pelos 60 anos de dedicação voluntária em abrilhantar os céus d (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução



Foi aprovada na Reunião Ordinária de quinta-feira (10/05), Moção de Aplausos à Esquadrilha da Fumaça, pelos 60 anos de dedicação voluntária em abrilhantar os céus do Brasil e do mundo.

O Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), fez sua primeira apresentação oficial em 14 de maio de 1952, ano em que foi fundada, batizada, carinhosamente, pelo público de “Esquadrilha da Fumaça” em 1953, pela inclusão de óleo de fumaça, tendo aviões de uso exclusivo, com pintura e distintivos próprios.

Ela originou-se da iniciativa de jovens instrutores de vôo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.

Em 1963 a equipe foi denominada oficialmente “Unidade Oficial de Demonstrações Acrobáticas da Força Aérea Brasileira”. Com a desativação dos aviões T-24 e T-6, após 1272 demonstrações e em 1976 a Esquadrilha da Fumaça é desativada

A “Esquadrilha” voltou à ativa em 1980, com a designação de Cometa Branco, composta por um grupo de instrutores de voo da AFA incentivados a reativa-la com aeronaves T-25, agora renascida e denominada oficialmente “Esquadrão de Demonstração Aérea”.

Em 1983 a Esquadrilha recebe os aviões Tucano T-27, ganhando cores da bandeira do Brasil em 2002, alcançando em 2006 o recorde mundial com 12 aeronaves em formação de voo de dorso.

Atualmente, a  Esquadrilha da Fumaça é composta por 13 pilotos, formados na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga/SP, e   altamente treinados e capacitados que se revezam em sete posições de vôo a cada demonstração.

Para se candidatar a ingressar no Esquadrão, o piloto deve completar 1500 horas de voo, sendo 800 delas como instrutores de voo da AFA, o oficial deve ser voluntário e precisa ser aprovado por um Conselho Operacional, composto por todos os oficiais do Esquadrão. A preocupação constante com a segurança nas demonstrações do Esquadrão é rigidamente observada devido ao intenso treinamento.

Apelidados pelos aviadores de Anjos da Guarda, a Esquadrilha conta com uma equipe de graduados especialistas, responsáveis pela manutenção dos Tucanos. Esses profissionais garantem a segurança, a eficiência e a disponibilidade das aeronaves.

A Esquadrilha da Fumaça opera com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), e realiza, em média, 100 demonstrações ao ano, das quais nossa cidade teve o privilégio de receber.

Em cada uma delas, o público pode acompanhar uma série de 55 acrobacias de alta performance que incluem o voo de dorso, especialidade da equipe fumaceira.

Reconhecida mundialmente, a equipe representa o Brasil nos principais eventos aeronáuticos, tendo demonstrado em diversos países: Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, Equador, Estados Unidos, França, Guatemala, Guiana, Honduras, Inglaterra, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Diante do reconhecimento nacional e internacional, concretizou-se como instrumento de Relações Públicas da FAB, atingindo um lugar de destaque nos principais meios de comunicação dos países por onde passa.

A  apresentação da Esquadrilha da Fumaça tem duração de 35 minutos, na qual são exibidas aproximadamente 22 sequências de manobras (equipe) com 55 acrobacias (individuais). 

Com mais de 3500 demonstrações realizadas no Brasil e no exterior, a Esquadrilha  representa a oportunidade para milhares de pessoas travarem contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira, passando a respeitá-la e admirá-la pela capacidade dos profissionais que a representam.

A agenda de demonstrações é definida e coordenada pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), que analisa diversos fatores como a importância do evento no cenário nacional/ internacional; público estimado durante a apresentação e a possibilidade logística de atendimento avaliada com critérios específicos.

O esquadrão de Demonstração Aérea da FAB recebeu, em março de 1999, o certificado do Guinness Publishing de Londres, editora responsável pelo registro de todos os recordes mundiais no Guinness Book of Records, o livro dos Recordes, devido a apresentação em 23 de outubro de 1996, quando dez aeronaves T-27 Tucano voaram em formação, todos de dorso, durante 30 (trinta) segundos, percorrendo uma distância de 3000 (três mil) metros.

A esquadrilha já quebrou seu próprio recorde por duas vezes. Em 18 de maio de 2002, no cinqüentenário de nascimento, voou com onze aeronaves e em 29 de outubro de 2006, mais uma vez superou sua própria marca ao voar com doze aeronaves em formação, todos no dorso.

A ligação da Esquadrilha da fumaça com Piracicaba se intensificou 15 anos atrás, quando a Força Aérea iniciou treinamento de Helicópteros na cidade e um grupo de apaixonados por aviação, deu-lhes apoio como alojamento, alimentação, deslocamento, surgindo o Grupo de Apoio à Força Aérea Brasileira (GAFAB), hoje, responsável pela Festa Aviatória de Piracicaba. 


Para comemorar seus 60 anos a Esquadrilha da Fumaça, realizou uma viagem pelo Brasil, passando  por oito estados em dez dias, a 60 metros de altura e a 500 km/h, sobrevoando capitais e pequenas cidades. A viagem de aniversário começou em Pará de Minas, em Minas Gerais, passou por Salvador, onde pela primeira vez o capitão Boeri se apresentou pela para sua família.


Patrícia Moraes Sant’Ana _ MTb: 24.154
Foto: Fabrice Desmonts _ MTb: 22.946



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Homenagem José Paiva

Notícias relacionadas