PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

25 DE ABRIL DE 2014

Esgoto 100%: Carlinhos destaca eficiência ambiental de Piracicaba


O parlamentar integrou a comitiva de autoridades na inauguração da ETE Bela Vista, que coloca Piracicaba no rol das poucas cidades brasileiras que tratam 100% do esgoto



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Carlinhos Cavalcante

Vereador Carlinhos Cavalcante
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (8 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Carlinhos Cavalcante



O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Carlos Alberto Cavalcante, o Carlinhos (PPS), na manhã desta sexta-feira (25), às 10h, integrou a comitiva de autoridades, políticos e representantes de entidades na solenidade de inauguração da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Bela Vista, na região do bairro Gran Park, o que insere a cidade no rol dos poucos municípios brasileiros, a exemplo de Jundiaí, que ostentam a condição de garantir a plenitude em questões de saneamento básico.

O evento foi marcado pela exibição de vídeo sobre o sistema operacional da estação e enfoque ao Programa Piracicaba Rede 100%. Além do descerramento de placa inaugural e apresentação do Coral da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), Cante Outra Vez, sob a regência do maestro Willian Alberto de Barros e do tecladista Washington de Barros.

Em nome do Legislativo Piracicabano e do presidente da Mesa Diretora, João Manoel do Santos (PTB), o vereador Cavalcante discorreu sobre a conquista histórica da cidade no tocante à garantia de melhor qualidade de vida às futuras gerações, graças aos investimentos que foram destinados ao setor de saneamento. Também considerou o papel da Câmara na aprovação de iniciativas do Executivo que resultaram no estabelecimento de parcerias que possibilitaram o recebimento de aportes financeiros para garantir os investimentos no setor ambiental.

O presidente da empresa Águas do Mirante, José Benedito da Silva Braga Filho, discorreu sobre o histórico da parceria público-privada com a Prefeitura Municipal, além de considerar a proximidade dos 45 anos do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), que resultou na possibilidade de Piracicaba ser inserida dentre as poucas cidades brasileiras que tratam 100% do esgoto.

O presidente do FDE (Fundo para o Desenvolvimento da Educação), o ex-prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB), comentou sobre o marco importante para Piracicaba a condição de poder tratar 100% do esgoto. Bem como discorreu sobre o plano de metas sustentado por administrações anteriores que culminou com a condição atual da cidade em garantir 100% de tratamento de esgoto.

O deputado estadual Roberto Morais (PPS) também considerou a importância de Piracicaba ganhar sustentabilidade no tocante ao tratamento de esgoto. O deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame (PSDB) lembrou de pesquisa elaborada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em dados que apontam ser mais de 50% os leitos hospitalares ocupados por pessoas com doenças provenientes das más condições das águas, sendo que o saneamento é um indicativo de melhor qualidade de vida para todos.

O presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Wlamir Schiavuzzo, discorreu sobre o marco importante que a cidade conquista. Bem como relatou as diversas lutas e fases que antecederam na elaboração de planos e metas para tentar garantir o saneamento total da cidade.

José Carlos Toledo, diretor da Aegea, holding do Grupo Equipav, responsável pelo controle das empresas de saneamento, também discursou na solenidade, no que parabenizou o exemplo bem sucedido de Piracicaba em parceria que possibilitou elevar o tratamento de esgoto, que passou de 36% para 100%.

O prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato (PSDB), encerrou o ciclo de discursos na solenidade para reafirmar o fruto de uma construção histórica, que ganhou o reforço de administrações anteriores, além do papel da Câmara na aprovação de parcerias que evidenciam a cidade no tocante às políticas de saneamento ambiental.

Os vereadores Chico Almeida (PT), Paulo Camolesi (PV), Pedro Cruz (PSDB), Luiz Carlos Arruda (PV), José Aparecido Longatto (PSDB), Pedro Kawai (PSDB), Gilmar Rotta (PMDB), José Luiz Ribeiro (SDD), Madalena (PSDB), Dirceu Alves da Silva (PROS) participaram da solenidade. E os vereadores Ary de Camargo Pedroso Júnior (PDT), Ronaldo Moschini (PPS) e Márcia Pacheco (PSDB) foram representados por assessores. O vereador Mathes Erler (PSC) enviou justificativa.

ESTAÇÃO - Instalada em terreno de 42 mil metros quadrados e parte de um pacote de obras que envolve o sistema Bela Vista, no valor de R$ 90 milhões, o objetivo da ETE Bela Vista é atender toda demanda de tratamento de esgoto dos bairros localizados à margem direita do rio Piracicaba, exceto de Santa Rosa, Água Santa e Capim Fino, que são direcionados à ETE Capim Fino.

Atualmente, a capacidade de atendimento da ETE Bela Vista é de 110 mil habitantes, sendo esta uma unidade operacional é responsável por tratar cerca de 20 milhões de litros de esgoto por dia, antes lançados in natura no rio Piracicaba.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Infraestrutura Urbana Carlos Cavalcante

Notícias relacionadas