PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE MARÇO DE 2020

Escola Taufic Dumit receberá homenagem pelos 20 anos de fundação


Vereador José Aparecido Longatto é autor da homenagem



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador é autor da moção de aplausos 37/2020



A Escola Municipal Professor Taufic Dumit será homenageada pelos seus 20 anos de fundação. A iniciativa é do vereador José Aparecido Longatto (PSDB), autor da moção de aplausos 37/2020, aprovada na noite desta quinta-feira (12), na 11ª reunião ordinária.

A moção será entregue à diretora Érica Gonçalves Pereira, com cópias às diretoras Flora Maria Diniz Geraldi (2000), Maria Aparecida Vila Nova (2001 a abril de 2007), Adriana de Freitas (abril a dezembro de 2007) e à secretária municipal de Educação, Angela Jorge Correa.

A construção da escola foi autorizada em 17 de fevereiro de 1998, pelo então prefeito Humberto de Campos, em área situada à rua Macatuba, s/nº, no Parque Nossa Senhora das Graças, bairro Vila Sônia, distrito de Santa Teresinha.

Em 18 de abril de 1999, o padre Vitório, da paróquia São Lucas, abençoou o lançamento da pedra fundamental da construção do prédio. Em 13 de março de 2000, a escola foi inaugurada e o patrono foi escolhido pela comunidade (a nomeação surgiu pelo projeto de lei 34/2000, de autoria do vereador José Aparecido Longatto).

Hoje, a escola atende aproximadamente 420 alunos, de 1º ao 5º ano do ensino fundamental (de 6 a 10 anos), no período da manhã e tarde. São cerca de 30 funcionários, incluindo os professores, um núcleo de educação de jovens e adultos no período noturno, uma quadra poliesportiva coberta e dois professores especialistas em educação física, uma sala de informática com oito mesas pedagógicas e uma biblioteca com mais de 14 mil livros cadastrados.

Segundo Longatto, a direção escolar desenvolve diversos projetos com as crianças, como o Amigos do Trânsito, em parceria com o Ciet (Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda), desde 2009; Sempre Sorrindo, em parceria com a FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba), desde 2002; Musicalização (instrumentos de sopro e coral), em parceria com a Guarda Civil Municipal, desde 2009; Incentivo à leitura; projetos estabelecidos legalmente como  bullying e meu corpo minha casa (1° bimestre),  alimentação saudável (2° bimestre), movpaz, pacifistas e educação para o trânsito (3° bimestre) e ECA, história e cultura afro-brasileira e indígena (4° bimestre);

“O patrono da escola, professor Taufic Dumit dedicou sua vida à educação, com formação em pedagogia pela faculdade de letras de Tatuí. Foi assistente de diretor na Escola Estadual Maria de Lourdes Silveira Cosentino. Nasceu em Kenet, no Líbano, em 1923. Sua família migrou para o Brasil quando ainda era criança e naturalizou-se brasileiro. Também foi desportista. Jogou futebol pelo XV de Novembro e foi juiz de futebol”, contou Longatto.



Texto:  Ana Caroline Lopes
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo José Longatto

Notícias relacionadas