
14 DE JANEIRO DE 2016
Sistema poderia armazenar até 700 kg de resíduos e, entre outros benefícios, impedir que sacos de lixo provocassem entupimentos de bueiros e alagamentos de ruas.
Sugestão está em indicação elaborada por Erler ao Executivo
Ideia adotada já há três anos por Paulínia (SP), a instalação de contentores subterrâneos para a coleta de resíduos está sendo sugerida pelo vereador Matheus Erler (PSC) em indicação ao Executivo. A adoção do novo sistema, segundo o parlamentar, mudaria o hábito das pessoas que, hoje, ainda colocam sacos de lixo sobre a calçada ––facilitando que eles sejam rasgados por animais ou levados pela água das chuvas, por exemplo.
"Trata-se de armazenamento de lixo domiciliar em lixeiras com fundo falso, com cerca de dois metros de profundidade e abaixo do nível da calçada, com contâineres subterrâneos. Na superfície, seriam colocadas discretas lixeiras de recepção, em aço inoxidável para garantir a máxima resistência à corrosão, as quais se assentariam sobre uma tampa de concreto com acabamento igual ao da calçada onde estariam instaladas. No interior dessa tampa, seria colocado um grande contentor, com capacidade de armazenamento para até 700 quilos de lixo", descreve Erler, na indicação.
O vereador disse esperar que a ideia, caso seja posta em prática pela administração municipal, traga vantagens ao meio ambiente, reduza o custo do sistema de coleta de resíduos, estimule a separação e a reciclagem de resíduos e impeça alagamentos de ruas e entupimentos de bueiros em dias de chuva.