PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

16 DE MAIO DE 2014

Em moção de apelo, Capitão Gomes sugere controle do consumo da água


Executivo deve promover estudos urgentes para se 'prevenir um mal maior', diz parlamentar



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 Salvar imagem em alta resolução

Vereador lembra que situação de calamidade pública é prevista pela Agência Nacional de Águas



A implantação de um programa para controlar o consumo de água em Piracicaba é defendida pelo vereador Carlos Gomes da Silva (PP), o Capitão Gomes. Ele recomenda que o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) determine ao Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) a realização de estudos urgentes. O parlamentar apresentou a moção de apelo 106/2014, votada em caráter de urgência na reunião ordinária da Câmara desta quinta-feira (15).

Capitão Gomes sugere que a cidade seja dividida em setores, com abastecimento de forma rotativa e cortes em determinados períodos do dia ou da noite. “Essa medida visa prevenir um mal maior, que será o racionamento mais severo no consumo de água na cidade”, diz o parlamentar.

A moção toma como base recentes notícias divulgadas na imprensa de que faltará água para abastecer a região no pico da seca, entre agosto e setembro deste ano. Os dados foram apresentados pelo Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e possuem como referência estudos técnicos da ANA (Agência Nacional de Águas). 

Na moção, o parlamentar cita os níveis críticos dos rios da região, com apenas 5,7 metros cúbicos por segundo, quando a média histórica para o mesmo período é de 18 metros cúbicos por segundo. A redução das reservas hídricas atinge a faixa de 60 a 90% do Sistema Canteira, o mais importante para o abastecimento da região metropolitana de São Paulo e com reflexos na região do Consórcio PCJ. “Trata de uma situação altamente preocupante. Providencias devem der tomadas, antes que a questão se torne definitiva”, declara Capitão Gomes.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Infraestrutura Urbana Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas