PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE ABRIL DE 2020

Em live no Instagram, Câmara detalha medidas em combate ao Covid-19


Projeto acontecerá todos os dias, às 17h, no perfil do programa do Parlamento Aberto



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução






Em meio a pandemia e o combate ao coronavírus (Covid 19), o Instagram do Parlamento Aberto recebeu, por meio de live, na tarde desta segunda-feira (13), a jornalista Valéria Rodrigues, diretora do Departamento de Comunicação do Legilsativo piracicabano, para falar sobre as medidas que a Casa está tomando para levar as informações aos munícipes.

Essa foi a primeira live que o perfil do Parlamento Aberto (@parlamento_aberto) realizou nesta rede social desde que foi implementado, com a aprovação do projeto de resolução 4/2019, ano passado. As ações são desenvolvidas pelo servidor da Câmara e coordenador do programa, Erich Vallim Vicente, responsável por conduzir as entrevistas.

Coincidentemente, há exatamente um mês, em 13 de março, a Câmara começou a tomar as primeiras medidas de combate à proliferação do vírus, seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde.

De acordo com Valéria, o papel da comunicação da Casa é crucial. "O jornalismo é serviço essencial neste momento em que é importante levar informações apropriadas e aprofundadas sobre o assunto”, avalia.

A diretora reforçou que antes de tomar as medidas para diminuir a contaminação, foi necessário realizar algumas reuniões na Casa para que todos tomassem conhecimento da situação. “Uma decisão, quando envolve uma casa política, é delicada, sempre tem dois lados. A partir do momento que as reuniões ordinárias ainda estavam abertas, não poderíamos deixar de receber as pessoas. Por isso, ainda realizamos mais duas ordinárias. Todas decisões foram tomadas por Ato da Mesa com apoio de todos vereadores”, contou.

Gradativamente, a Câmara parou com as reuniões e somente realiza extraordinárias com convocação, principalmente para votação de recursos e emendas para o enfrentamento da pandemia. As empresas terceirizadas, como cita Valéria, ainda trabalham de forma alternada na Casa e os servidores e estagiários atuam home-office.

Interligando os objetivos do Parlamento Aberto em explicar a atuação da Câmara, o jornalista Erich Vicente reforçou que o cancelamento das reuniões ordinárias foi necessário porque, para que aconteçam, muita coisa ocorre internamente, como tramitações no Departamentos Legislativo, o que demandaria o trabalho de inúmeros servidores da Casa.

Durante a live, eles lembraram que, em 2019, mais de 47 mil pessoas visitaram a Câmara, sendo quase 3.900 pessoas por mês, característica que levou o Legislativo a agir ainda quando Piracicaba não havia registrado caso de Covid-19 -- de acordo com a Prefeitura, até às 16h de 13 de abril, o Município contava com 25 casos confirmados.

“Era natural que isso chegasse ao Brasil e ao Estado de São Paulo. Para ajudar a levar mais informação à população, fizemos série de postagens de como se proteger e proteger o outro, ainda quando não havíamos nada confirmado na cidade. Essa doença não é só sobre você e sim sobre o outro. Você pode estar assintomático e contaminar pessoas sem querer”, advertiu Valéria.

A jornalista enalteceu o trabalho do servidor e designer gráfico do departamento, Saulo Macedo, responsável por elaborar artes para o portal e para redes sociais da Casa (Facebook e Instagram), com fontes confiáveis, como a Secretaria Municipal de Saúde, OMS e Ministério de Saúde.

Valéria também lembrou que a Casa também recebeu colaboração de todos os vereadores, principalmente dos que são médicos, Paulo Serra (CID), Ronaldo Moschini (CID) e Ary Pedroso Jr. (SD), que realizaram vídeos explicativos sobre o vírus e os devidos cuidados, publicados (e ainda disponíveis) no Instagram do Parlamento Aberto.

Outra medida adotada pela Casa com o site foi a colocação do link exclusivo das matérias sobre o Coronavírus, em que o portal divulga as informações da Câmara, assim como compartilha os dados oficiais da Prefeitura de Piracicaba, produzidos pelo CCS (Centro de Comunicação Social).

“Passamos mais de 150 mil acessos ao site, então pensamos na informação e também como forma de rebater as fakes news. Trazer esses comunicados da Prefeitura é agir de forma colaborativa porque o Legislativo também é integra o poder público”, afirmou Valéria.

Durante a entrevista, que durou cerca de uma hora, a diretora do Departamento de Comunicação elogiou o trabalho do prefeito Barjas Negri (PSDB), do secretário de Saúde, Pedro Mello, e do presidente da Câmara, Gilmar Rotta (CID) que realizam reuniões com empresários, comércios e clubes sociais para as informações chegarem a todos.

Ainda como ação de combate ao Coronavírus, na semana passada o Departamento de Comunicação lançou a linha de transmissão do Parlamento Aberto no Whatsapp para que as pessoas se cadastrem para ter acesso às informações da Câmara. O cadastro é simples e pode ser feito clicando aqui ou no link na página de abertura do site.

Outros canais como TV Câmara, Rádio Câmara Web e Facebook da Câmara também estão disponíveis para a população. O telefone para contato do Legislativo é 3403-6500.

Outras lives serão realizadas durante o período de quarentena pelo Instagram do Parlamento Aberto. Para acompanhar a programação, siga @parlamento_aberto.

“Esse é o momento de contribuir com o isolamento para que a sua e a minha família não precisam de um respirador que talvez não terá. Todos nós sairemos dessa, mas se pensarmos no outro, todos sairão dessa”, reforçou Valéria.

Saiba mais: 
Parlamento Aberto transmite live no perfil do Instagram

Câmara cria linha para envio de notícias pleo Whatsapp

Câmara prepara medidas de proteção contra o coronavírus

Câmara dispõe de R$ 4 milhões para combate ao coronavírus

Câmara mantém deliberações em reuniões extraordinárias



Texto:  Ana Caroline Lopes
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Parlamento Aberto

Notícias relacionadas