PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE MAIO DE 2020

Dirigente aponta impacto de relaxamento do isolamento nas escolas


Fábio Negreiros, dirigente regional de Ensino, foi entrevistado na live do programa Parlamento Aberto desta terça-feira (5).



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Foto: Thaís Passos/Departamento de Comunicação da Câmara





O dirigente regional do Ensino, Fábio Negreiros, apontou o impacto de eventual relaxamento no isolamento social na rede estadual. “As famílias dependem, muitas vezes, que esses jovens ou crianças estejam nas escolas para que os pais possam trabalhar”, disse, na entrevista em live no perfil do Instagram do programa Parlamento Aberto, na terça-feira (5).

Negreiros relatou as ações implementadas desde o período entre os dias 16 a 20 de março, quando foi determinado que as escolas iniciariam processo de fechamento gradual. Ele explicou que a preocupação foi em torno de dar tempo para que as famílias se organizassem, salientando que há categorias que continuam ativas e a ação de intercalar os cuidados dos filhos com os avós não é indicado neste momento.

O isolamento total nas escolas foi estabelecido a partir do uso da tecnologia como ferramenta direta de comunicação, o que antes só era utilizado como meio de suporte. De acordo com Negreiros, houve um estudo para identificação das melhores medidas para atender grande parte dos alunos do Estado de São Paulo e foram definidas ferramentas digitais e canais para o contato com os alunos, que estão ativos desde segunda-feira (27).

“Eu tenho certeza que este momento difícil vai passar e nós vamos voltar às nossas aulas presenciais que é o melhor meio que existe para o ensino”, afirmou.

Neste sentido, o dirigente estadual de ensino também falou sobre os kits com material pedagógico que serão disponibilizados pelo Governo do Estado de São Paulo, ação que foi assunto de reunião via whatsapp com o vereador Pedro Kawai (PSDB). Segundo ele, a entrega dos kits começou na segunda-feira (4) e está em processo durante esta semana, por meio do uso de medidas de segurança para a garantia da entrega segura.

Ele disse que as ações após isolamento das escolas da rede estadual estão em estudo por um comitê. O dirigente prevê o retorno gradual das escolas após a certificação das autoridades de saúde de que é possível realizar este processo, o qual ocorreria com o revezamento de grupo de alunos e a implementação de medidas de segurança.

“Tenho certeza que retomaremos as atividades quando tivermos os indicadores corretos", disse, ao defender o isolamento social como o caminho correto. Negreiros lembrou que há um afrouxamento nesta medida, identificado pelo Sistema de Monitoramento, em que o Estado de São Paulo chegou nos últimos dias a apenas a 47%, sendo que o recomendado pelo Ministério da Saúde é 70%.

“Se colocássemos só os alunos da rede estadual de volta, seria uma movimentação de mais de 30 mil pessoas por dia. Se a rede municipal voltar, são mais 40 mil; com as escolas particulares teríamos mais entre 5 a 10 mil pessoas circulando pela cidade”, completou.

Parceiro do programa Parlamento Aberto, com o desenvolvimento do projeto "Vai À Escola", em que as ações de participação popular serão apresentadas nas unidades de ensino do Estado, Fábio Negreiros elogiou a iniciativa e destacou a importância do processo educativo na implantação da Democracia no País. “Envolver os nossos jovens, ensinar a importância do parlamento e trazê-los para conhecer as ações do Legislativo, é uma forma de preparar as futuras lideranças desse país”, disse.

O projeto Parlamento Aberto Vai À Escola seria implementado, pela primeira vez, no dia 1 de Abril, na Escola Estadual Mello Cotrim, mas teve de ser adiado por conta da pandemia do novo coronavírus. A expectativa é que as ações sejam colocadas em prática assim que seja possível, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde do País.

As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser acessadas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores.

Para receber as informações do programa Parlamento Aberto direto no celular, é possível cadastrar na lista de transmissão do whatsapp neste link.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Parlamento Aberto Coronavírus

Notícias relacionadas