PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

26 DE MARÇO DE 2009

Diretor do Cedic fala sobre o Dia Mundial de Combate à Tuberculose


O diretor do Cedic, Moisés Taglieta, ocupou o pequeno expediente da reunião ordinária desta quinta-feira (27/03) para falar sobre o Dia Mundial de Combate à Tubercu (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O diretor do Cedic, Moisés Taglieta, ocupou o pequeno expediente da reunião ordinária desta quinta-feira (27/03) para falar sobre o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, criado em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares, em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença, pelo pesquisador Robert Koch , que ocorreu em 24 de março de 1882.

Segundo Taglieta, a tuberculose é uma doença milenar, sendo citada até na Bíblia, e que mata mais que o câncer e o vírus do HIV, mesmo tendo cura, pois muitas pessoas se sentem constrangida em procurar tratamento, pois temem sofrer preconceito por parte da sociedade.

A tuberculose é uma doença grave, causada pelo Mycobacteriun tuberculosis, que ataca principalmente os pulmões, podendo também ocorrer em outra partes do corpo como ossos, ruins e meninges, membranas que envolvem o cérebro. Ela é transmitida através de gotículas no ar que são expelidas quando pessoas com a doença tossem, espirram, falam ou cospem.

Apesar de também atingir vários órgãos do corpo, a doença só é transmitida por quem estiver infectado com o bacilo nos pulmões. Os bacilos da tuberculose jogados no ar permanecem em suspensão durante horas. Quem respira em um ambiente por onde passou um tuberculoso pode se infectar

A prevenção usual é a vacina BCG, aplicada nos primeiros 30 dias de vida e capaz de proteger contra as formas mais graves da doença. O sol e a ventilação podem diminuir o risco de transmissão.

Segundo o diretor do Cedic, o tratamento dura em torno de seis meses a um ano, é gratuito, e não deve ser interrompido antes do tempo, pois os bacilios podem sobreviver, multiplicar-se e causar uma forma mais grave da doença, a tuberculose resistente.

A doença é detectada através de uma avaliação médica completa para a tuberculose inclui um histórico médico, exame físico, baciloscopia, o teste subcutâneo de Mantoux, radiografia do tórax e culturas microbiológicas.

Moises Taglieta, aconselha quem estiver com tosse a mais de 15 dias, febre, cansaço, suor noturno, perda de peso e apetite e dor no tórax, que procure imediatamente um Poste de Saúde.

“Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maior a chance de cura e menor o risco de contaminar o ambiente. O controle da doença, possibilitará que, um dia, nossa sociedade possa se ver livre da tuberculose”, finalizou Taglieta.

Onde procurar auxílio:

SIP - 156

CEDIC - 3437-7500 / 3437-7503

Vigilância Epidemiológica - 3437-7525 / 3437-7518

 

 

 

Patrícia Sant Ana Amancio _ MTb:24.154

Foto: Fabrice Desmonsts_MTb:22.946



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Câmara Legislativo

Notícias relacionadas