PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

02 DE OUTUBRO DE 2020

Diretor de ‘Homem ao Mar’ conta detalhes sobre o curta em live


Cineasta Gabriel Ávila participou da live desta quinta-feira (1º) do programa Parlamento Aberto.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Gabriel falou sobre o curta "Homem ao Mar" na live desta quinta-feira





As questões retratadas no curta “Homem ao Mar” foram detalhadas pelo cineasta Gabriel Ávila, diretor e roteirista do curta, na live desta quinta-feira (1) do Parlamento Aberto. Gabriel destacou pontos que norteiam o curta como a busca pela aceitação e a trajetória em direção a realização pessoal, apontando a relação dos personagens e de sua própria história de vida com a temática.

“Homem ao Mar” é produzido pela Rubro filmes, criada por Gabriel Ávila e Cris Mendes. O curta conta a história de um homem que foi diagnosticado com uma grave doença e a descoberta o estimula a iniciar um processo de procura pelo seu “verdadeiro eu”. A produção foi selecionada no Indo American International Festival of World Cinema, festival realizado na Índia.

De acordo com Gabriel, um dos pontos em evidência na produção é “a auto aceitação e libertação das amarras sociais”. O tópico trata da vivência LGBT e da dificuldade de aceitação em meio a imposição de papéis sociais.

“É importante trazer essas representações que não sejam caricatas e que não mostrem a pessoa sendo violentada, no local de vítima. É importante falar que o Brasil é o local que mais mata LGBT’s do mundo, a gente não pode ignorar esse fato, mas nós LBGT também conseguimos ter carreiras de sucesso, ter outras histórias que não só um fim trágico”, disse Ávila.

O diretor comentou sobre o significado da figura do “mar” na produção. Ele explicou que o mar simboliza o campo emocional do personagem e seu retorno “para casa”. “Quando ele se entrega para o mar, para aquela imensidão, ele se liberta”, disse.

A produção, que mistura imagens do litoral com o interior, evidencia paisagens tradicionais que caracterizam o interior de São Paulo e que, para Gabriel, também contam a sua história. “Eu vejo o fato de ele sair da cidade e ir para outra como um reflexo da minha própria trajetória, por eu ter saído da cidade, ter tentado me encontrar e depois ter voltado para Piracicaba”, contou.

Durante a live, Gabriel falou sobre a importância da criação de políticas públicas de auxílio aos produtores. Para ele, o investimento na área deve ser ampliado e facilitado para que seja possível o desenvolvimento de projetos nacionais sem o uso de recursos de emergência como rifas.

“A gente precisa fortalecer a nossa área, demandas, pautas, precisamos desse respaldo. O cinema é uma arte de resistência histórica no Brasil, não seria diferente no interior”, afirmou.

O curta “Homem ao Mar” foi exibido, no dia 1º de julho, na Mostra Rotações e Transversalidades do 2º Encontro do Icine Forum. A produção ainda não está disponível nas plataformas digitais. Informações sobre as próximas mostras do curta podem ser encontradas pelo endereço @homemaomar.

ACESSE O CONTEÚDO
As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba e, ainda, no podcast produzido pela Rádio Câmara Web.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do Whatsapp, neste link.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Cultura Parlamento Aberto

Notícias relacionadas