
02 DE MAIO DE 2018
Sinalização e instalação de redutor de velocidade foram as principais demandas de moradores do Jardim Primavera, Mário Dedini, Parque Conceição, Santa Teresinha e Jaraguá
Morador no Jardim Primavera pede marcação de vagas de estacionamento
O vereador Dirceu Alves da Silva (SD) visitou os bairros Jardim Privamera, Mário Dedini, Parque Conceição, Santa Teresinha e Jaraguá, acompanhado do engenheiro Getúlio Macedo, da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), nesta quarta-feira (2), para verificar problemas apresentados por moradores.
Em frente ao Zoológico Municipal, na avenida Marechal Castelo Branco, no Jardim Privamera, o morador Antonio Ronaldo Moreira levantou a possibilidade de serem feitas a marcação para as vagas de estacionamento na via e a pintura de uma faixa de pedestres devido à lotação da atração aos domingos.
Getúlio acolheu as demandas e disse que a Semuttran analisará o que pode ser feito no local.
No Mário Dedini, na altura do número 540 da rua Josephat Gomes de Oliveira, a moradora Cláudia Negri mostrou preocupação com a segurança dos pedestres que utilizam um atalho, em estrada de terra que liga a via à rua Luiz Tozzi, onde existe uma creche. "Quem sobe a rua vem muito rápido e as árvores bloqueiam a visão do motorista sobre quem está vindo pela passagem", relatou. "Já houve vários acidentes aqui, inclusive uma criança foi pega com bicicleta", falou.
Já existe uma lombada próxima à casa de Cláudia, porém depois do atalho utilizado pelos moradores. O engenheiro descartou a possibilidade de instalação de um segundo redutor de velocidade e sugeriu reforço na sinalização de trânsito e colocação de faixa de pedestres em frente à igreja da rua.
PARQUE CONCEIÇÃO E SANTA TERESINHA - Os comerciantes da rua José Palmieri Filho, no Parque Conceição, perguntaram a Dirceu sobre a possibilidade de ser criado um acesso à rua Eduardo Palmieri para evitar que os motoristas tenham de percorrer toda a via para encontrar a rotatória.
De acordo com Getúlio, já existe um projeto, ainda em fase de estudos, para construção de rotatória no local, a qual permitiria o acesso.
Na região de Santa Teresinha, Dirceu e Getúlio visitaram o bairro Maria Claudia, onde o morador José Marcolino da Silva entregou um abaixo-assinado, com cerca de 40 nomes, que pede melhorias no trânsito da rua Nilo Peçanha.
A via, íngrime, não tem nenhum redutor de velocidade e os carros sobem em alta velocidade. No mesmo local, há uma área de lazer com playground. O parlamentar sugeriu também uma faixa de pedestres.
Depois, no cruzamento da rua Corcovado com a Descalvado, Dirceu falou sobre o número de acidentes ocorridos no encontro das vias. A rua Corcovado, por ser extensa e não ter redutores de velocidade, possibilita que os veículos adquiram velocidade antes de se aproximarem do cruzamento.
A parada obrigatória está instalada em um ponto íngreme da rua Descalvado. Getúlio recomendou ao vereador que faça uma indicação solicitando a alteração da sinalização, transpondo a parada obrigatória para a rua Corcovado. "O 'Pare' também ajudaria o pessoal da próxima quadra", afirmou Getúlio.
No Parque Piracicaba, na rua Palmital, o morador Joaquim Francisco Filho pediu que a via fosse alterada de mão dupla para mão única, por conta do "engarrafamento em horários de pico". O sentido seria alterado em direção à rua Paulínia.
JARAGUÁ - Também em decorrência do intenso fluxo em horários de pico, o proprietário de funilaria Gilberto Lage Porto, comentou sobre a dificuldade para a entrada e saída de veículos em seu estabelecimento, situado na avenida Abel Francisco Pereira, no Jaraguá, visto que a via também não tem redutor de velocidade.
Getúlio confirmou a existência de uma solicitação para construção de lombada no local e disse que verificará qual solução poderá ser tomada.