
05 DE JUNHO DE 2014
Evento realizado na área verde do Jardim Costa Rica marcou as atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente
Hoje (5) comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesta manhã foi realizado o plantio de 250 mudas de espécies nativas da região na área verde do Jardim Costa, bairro localizado nas proximidades do Campestre, em evento idealizado pelo vereador Luiz Carlos Arruda (PV), com o apoio do NEA (Núcleo de Educação Ambiental), da Sedema, e Diretoria de Ensino.
Cerca de 350 alunos das escolas Atílio Lafrata, do Estado, e João Oriani, do município, participaram das atividades ecológicas. No local, que conta com 20 mil metros quadrados de extensão, existe uma nascente que sofre com a degradação causada pelos próprios moradores, “pois é necessário um trabalho forte forte de preservação do Meio Ambiente”, destacou Rogério Vidal, secretário municipal de Meio Ambiente.
A diretora da escola estadual Atílio Lafratta, Vera Lúcia Isidoro, considerou o trabalho gratificante, “pois a iniciativa tem de ser constante, já que as crianças adotaram o espaço”, explicou. O aluno Gabriel de Castro, estudante da sétima série, disse que a iniciativa reflete a vontade dos alunos em preservar o espaço “às futuras gerações”.
REVITALIZAÇÃO- O deputado estadual Chico Sardeli (PV) compareceu ao evento, a convite do vereador Luiz Carlos Arruda, e anunciou uma verba a ser destinada à implantação de uma academia ao ar livre e demais benfeitorias para o local. “A emenda será apreciada ainda este ano e, se não houver nenhum empecilho, a partir de 2015 o dinheiro estará disponível para a Prefeitura revitalizar por completo essa área”.
ADOTE UMA NASCENTE- A Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) está mapeando as nascentes em áreas urbanas para desenvolver um trabalho de orientação com os moradores próximos. “A primeira foi a do Jardim Gilda e, agora, veio a do bairro Costa Rica”, explicou Orlando Almeida, da Sedema, responsável pelo projeto “Adote uma Nascente”. Ele reiterou, ainda, que a finalidade é trazer os alunos, com frequência, ao local para serem conscientizados da necessidade de se preversar a nascente e a vegetação ao redor. O prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), durante a sua fala, ressaltou a necessidade da água para a sobrevivência. “Estamos passando pela pior escassez hídrica de todos os tempos, por isso temos de economizar água e preservar o Meio Ambiente”.
O vereador Luizinho Arruda foi, em companhia de servidores de seu gabinete, um dos responsáveis pela mobilização envolvendo os jovens. Segundo ele, “o trabalho foi concretizado com êxito. Eu espero que a verba estadual possa melhorar muito a nascente, mas, a população tem que colaborar”, concluiu o parlamentar.
Participaram, ainda, do evento, os vereadores Pedro Cruz (PSDB) e João Manoel dos Santos (PTB).