
25 DE JANEIRO DE 2018
Encontro tem como objetivo conscientizar para prevenção e tratamento da doença.
Faixa roxa, cor símbolo da conscientização sobre a doença, está estendida na fachada do prédio principal da Câmara
Para marcar o Dia Mundial da Hanseníase, celebrado anualmente no último domingo de janeiro, a Câmara de Vereadores de Piracicaba promove evento de prevenção nesta sexta-feira (26), a partir das 13h30, em seu salão nobre. Com o tema "O mundo sem hanseníase", esta é a segunda vez que o Legislativo realiza encontro para debater a doença, numa iniciativa do vereador Gilmar Rotta (MDB).
O evento é aberto ao público e contará com palestras ministradas pelas enfermeiras Eliana Maria Tofollo e Ermelinda de Fátima Vicentin Esteves, interlocutoras de hanseníase, respectivamente, pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica XX e pelo Cedic (Centro de Doenças Infecto-Contagiosas). O encerramento terá a apresentação da faixa roxa ––cor símbolo da conscientização sobre a doença–– que está instalada na fachada do prédio principal da Câmara.
"A ideia para o evento surgiu junto com a Secretaria Municipal de Saúde. A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, e a evolução depende de características imunológicas do paciente. Fazer a prevenção é importante, bem como o diagnóstico precoce, para que o tratamento seja realizado com maior eficácia", explica o vereador.
A hanseníase atinge principalmente os nervos periféricos, levando a pessoa a apresentar manchas brancas ou vermelhas com alteração de sensibilidade na pele. O tratamento pode ser feito gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e dura de seis meses a um ano.