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19 DE AGOSTO DE 2020

Designer analisa impactos da pandemia no consumo da moda


Maria Amélia Claus, designer de moda e docente do Senac, participou da live desta terça-feira (18) do programa Parlamento Aberto.



EM PIRACICABA (SP)  

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A designer de moda Maria Amélia Claus foi a convidada da live desta terça (18) do Parlamento Aberto





Os modos de produção e consumo da moda estão diretamente ligados aos acontecimentos que impactam a sociedade. Na Segunda Guerra Mundial, a designer Coco Chanel revolucionou a maneira das mulheres vestirem-se com a criação da calça, o que permitiu que elas pudessem desempenhar atividades que, até então, eram restritas aos homens.

Hoje, com a pandemia do novo coronavírus, as pessoas adquiriram novos hábitos de consumo que espelham-se na situação atual do mundo. Essas mudanças foram explicadas pela designer de moda e docente do Senac, Maria Amélia Claus, na live desta terça-feira (18) do programa Parlamento Aberto.

De acordo com Maria Amélia, com a pandemia, o consumidor tornou-se mais consciente com o meio ambiente e a sustentabilidade. Um exemplo disso é o tie dye, tendência que consiste no reaproveitamento de roupas antigas através do tingimento do tecido.

Outra novidade do setor é o tecido antiviral, que busca evitar a proliferação do Covid-19. Para a proteção do consumidor, algumas marcas também passaram a oferecer a máscara como brinde após um determinado valor de compras.

“Isso, na verdade, é um atributo que você leva da marca. Até marcas de luxo como a Louis Vuitton e Chanel fazem isso para que o seu consumidor consuma mais e possa levar um mimo, que hoje em dia nem é mais um mimo, é item de necessidade básica”, disse.

Na produção, a situação da pandemia reflete-se no valor dos tecidos e materiais, os quais, em sua grande parte, são importados da China. Segundo Maria Amélia, o aumento do valor dos materiais gera impactos tanto aos vendedores de tecido e roupas quanto aos consumidores.

A divulgação dos novos produtos e coleções das marcas também precisou adaptar-se à nova realidade. Grandes desfiles de moda migraram para o meio digital como, por exemplo, a Semana de Moda de Milão, realizada este ano pela primeira vez virtualmente. De acordo com a designer, a integração das marcas com a tecnologia permanecerá no pós-pandemia.

No período de isolamento social, as empresas de varejo investiram na criação de ações publicitárias digitais. Agora, com a passagem de algumas localidades para a fase amarela do Plano São Paulo, o que permitirá a reabertura do comércio, os lojistas apostam na criação de promoções para a venda dos produtos restantes das coleções passadas e a preparação para a coleção do Verão 2021.

“As lojas começaram a fazer toda a parte do visual merchandising, da vitrine, para acelerar a produção e as vendas para o nosso verão de 2021. Então, estão produzindo conteúdo para poder já colocar os produtos da próxima estação correndo”, disse Maria Amélia.

ACESSE O CONTEÚDO
As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba e, ainda, no podcast produzido pela Rádio Câmara Web.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do Whatsapp, neste link.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Parlamento Aberto

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