
18 DE MAIO DE 2012
Promovido ao posto de segundo tenente do Exército, o delegado do serviço militar em Piracicaba, Almir da Silva Gonçalves, recebeu da Câmara a moção de aplausos 03/2 (...)
Promovido ao posto de segundo tenente do Exército, o delegado do serviço militar em Piracicaba, Almir da Silva Gonçalves, recebeu da Câmara a moção de aplausos 03/2012. Proposta pelo vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), a homenagem foi entregue no expediente da reunião ordinária realizada na noite desta quinta-feira (17).
O parlamentar comentou sobre os 11 anos em que foi instrutor do Tiro de Guerra de Piracicaba ––período em que conviveu com os hoje vereadores José Benedito Lopes e Laércio Trevisan Júnior, entre outros–– e lembrou o trabalho que fazia ao alistar e selecionar os jovens que receberiam formação militar. "A importância do serviço militar para Piracicaba é extraordinária e se reflete aqui nesta Casa", afirmou.
Capitão Gomes comparou os números atuais com os de sua época (hoje 4 mil jovens se alistam e 100 tornam-se atiradores, contra 3 mil e 350 no passado) e elogiou a estrutura do Tiro de Guerra piracicabano. "O garoto sai para doar sangue e salvar vidas, fazer campanhas do agasalho, começando a ver ali as dificuldades do município."
Para o vereador, a delegacia do serviço militar de Piracicaba, onde Almir atua, é uma "referência". "É uma das melhores do Brasil, em função dos oficiais que por ali passaram. Quando a gente pede para que se dê valor ao funcionalismo público é porque sabemos da importância de ter pessoas capacitadas", declarou o parlamentar, que destacou o esforço de Almir. "Você é um vencedor. Não fizemos mais do que a nossa obrigação", disse o vereador, sobre o reconhecimento prestado pelo Legislativo.
Dizendo-se "muito emocionado" pelas palavras de Capitão Gomes, o tenente comentou sobre a dedicação de secretários e auxiliares que atuam no serviço militar. "Essas pessoas trabalham com carinho junto aos jovens, gostam do que fazem, orientam, não é só um alistamento", afirmou Almir, que agradeceu o apoio da esposa ao longo de sua trajetória profissional.
O agora segundo tenente do Exército iniciou a carreira militar em 24 de janeiro de 1983, quando ingressou na Escola de Aprendizes em Florianópolis, e, desde então, passou por várias unidades militares do país. O vasto currículo de Almir inclui uma série de cursos de aperfeiçoamento e de formação acadêmica.
"Suas atitudes, na vida privada, pública e profissional, são exemplares e, em todas as circunstâncias, observa-se o seu zelo profissional e a responsabilidade com que desempenha o exercício de suas funções", ressalta Capitão Gomes na moção 3/2012, enfatizando a "sólida formação moral e profissional" de Almir, que se destaca "como exemplo de militar e cidadão" e que está à frente da 10ª Delegacia do Serviço Militar desde 14 de janeiro de 2010.
TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918
FOTOS: Fabrice Desmonts / MTB 22.946