
07 DE JUNHO DE 2022
Homenagem foi concedida pelo vereador Laercio Trevisan Jr. e contempla as delegadas Monalisa dos Santos e Olívia Fonseca
Delegadas da DDM recebem Moção de Aplausos
O vereador Laercio Trevisan Jr. (PL) entregou nesta terça-feira (7) a moção de aplausos 70/2022 para as delegadas de Polícia, Monalisa Fernandes dos Santos e Olívia Fonseca, pelos relevantes serviços prestados em exclusivo a mulheres vítimas de violência doméstica, destacando na oportunidade, a inauguração da sala da DDM (Sala 24 horas da Delegacia de Defesa da Mulher de Piracicaba).
Trata-se de um espaço voltado ao atendimento especializado de mulheres vítimas de violência que iniciou sua operação no início de abril deste ano. Localizada no Plantão Policial, à rua Vergueiro, 888, a sala foi projetada para que a vítima seja atendida de forma on-line por uma equipe composta de delegada, escrivã e investigadora, que ficam de plantão na cidade de São Paulo.
“Via online, essa vítima vai ser auxiliada na confecção do Boletim de Ocorrência e poderá, inclusive, requisitar Medida Protetiva de Urgência. A própria equipe que a atender irá encaminhar esse pedido para o Poder Judiciário, o qual irá analisar se será ou não viável deferir o pedido”, destacou Monalisa Fernandes dos Santos, delegada titular da unidade.
“A sala está à disposição nos dias úteis, a partir das 20h, além de finais de semana e feriados, a qual atenderá, além das vítimas de Piracicaba, mulheres de Saltinho, Rio das Pedras, Mombuca, Capivari e Santa Maria da Serra, agilizando desta forma, o atendimento especializado nos dias e horários em que a Delegacia da Mulher não estiver aberta” destacou Olívia Fonseca.
“Parabenizo as delegadas Dra. Monalisa e Dra. Olívia e a toda equipe da DDM pelo brilhante trabalho desenvolvido, em especial, os relevantes serviços prestados às mulheres vítimas de violência doméstica” destacou o parlamentar.
“É um ambiente bastante agradável, iluminado, com ar-condicionado e que só pode ser utilizado pelas vítimas. A sala foi pintada de lilás, que é uma cor bastante feminina e delicada, inclusive com frases positivas decorando a parede” disse Trevisan Jr.
A homenagem foi acompanhada pelo deputado estadual Alex de Madureira (PL), pelo delegado Ricardo Fiori (representando a Delegacia Seccional) e o delegado titular do 1º DP (Distrito Policial), Wagner Romano.
Sala DD 24 horas - a sala foi criada pela Portaria nº 27, da Delegacia Geral de Polícia, assinada pelo delegado Ruy Ferraz Pontes. Segundo ele, as ocorrências por meio eletrônico têm demonstrado atender às necessidades da urgência, de eficiência e da segurança, que são imprescindíveis.
No caso da sala de Piracicaba, dentro do espaço que foi todo projetado para o atendimento exclusivo, orientada pela própria autoridade ou por outro policial civil, a vítima vai utilizar um link e acessar a equipe que está de plantão em São Paulo, composta por delegada, escrivã e investigadora. Via online, essa vítima vai ser auxiliada na confecção do Boletim de Ocorrência e poderá, inclusive, requisitar Medida Protetiva de Urgência. A própria equipe que a atender irá encaminhar esse pedido para o Poder Judiciário, o qual irá analisar se será ou não viável deferir o pedido.