PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 15 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

13 DE ABRIL DE 2023

Curso de sistemas de sonorização é finalizado com avaliação positiva


Dividido em duas partes, curso fez introdução sobre fundamentos do som e um panorama dos diferentes tipos de microfones



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Samuca Miazaki (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Curso foi ministrado por Laís Toledo

Curso foi ministrado por Laís Toledo
Foto: Samuca Miazaki (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Aula prática aconteceu no plenário da Câmara

Aula prática aconteceu no plenário da Câmara
Foto: Samuca Miazaki (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Aula prática aconteceu no plenário da Câmara

Aula prática aconteceu no plenário da Câmara
Foto: Samuca Miazaki (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Três turmas do Senac participaram do curso

Três turmas do Senac participaram do curso
Foto: Samuca Miazaki Salvar imagem em alta resolução

Curso foi ministrado por Laís Toledo



A última aula do curso introdutório “Sistemas de sonorização: utilizando microfones para uma melhor comunicação”, promovido pela Escola do Legislativo, foi realizada na manhã desta quinta-feira (13).

O curso foi ministrado pela radialista e especialista em Comunicação Pública, Laís Toledo, que atua como locutora institucional e comercial desde 1996 e há mais de 10 anos como operadora de som na Câmara Municipal de Piracicaba.

Ela declarou ter ficado surpresa com o interesse do público. “Eu tinha feito um cronograma para as aulas e a interação foi tanta com as perguntas e o interesse pelos assuntos, que eu acabei não terminando o conteúdo que eu tinha separado para o curso”, relatou. Para ela, acabou sendo positivo porque a interação foi maior do que o previsto.

O curso foi dividido em duas partes: no formato on-line, nos dias 22 e 23 de março, e presencialmente nos dias 12 e 13 de abril.

“Nas aulas on-line tivemos a participação de pessoas de fora do estado, da Bahia, de Pernambuco e de outras cidades do estado de São Paulo, então foi um público um pouco maior por conta dessa facilidade do on-line”, afirmou Laís Toledo.

Os participantes tiveram a oportunidade de aprender fundamentos do som, do ambiente e dos equipamentos necessários para a captação e reprodução desse áudio e um panorama dos diferentes tipos de microfones e equipamentos utilizados para captação e envio das mensagens, além da introdução sobre inteligibilidade.

O técnico de informática e sonoplastia Marcelo Landi, servidor da Câmara de Monte Mor (SP), participou de todas as aulas do curso. “Eu achei muito interessante o tema abordado, eu não tinha visto um curso sobre isso e me chamou a atenção. Foi muito proveitoso, muito interessante, tanto que algumas coisas que eu aprendi aqui eu já vou levar para minha Câmara”, elogiou.

A segunda parte do curso teve encontros práticos e em ambientes específicos, onde os alunos puderam fazer um estudo de caso do sistema de transmissão da Câmara. Um dos encontros foi realizado no Plenário (espaço utilizado pelos vereadores durante as reuniões ordinárias) e o outro no Salão Nobre (espaço utilizado para realização de atividades diversas).

Além do público externo, a Câmara recebeu três turmas do Senac nas aulas presenciais.

“Na aula de hoje eu fiz uma demonstração do uso dos diferentes tipos de microfones. Eu usei um software de edição onde a gente pode ter uma representação gráfica porque quando a gente fala de som é muito subjetivo porque é algo que a gente não vê, não toca”, explicou Laís Toledo.

Foi usada uma média de 10 tipos de microfones diferentes e como as aulas presenciais aconteceram no Plenário e no Salão Nobre, os alunos puderam observar o isolamento acústico que cada local tem e as diferenças do ambiente e das caixas de som.

 



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas