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24 DE MAIO DE 2011

"Críticos e questionadores", estudantes tiram dúvidas sobre o Legislativo


Um grupo de 20 alunos da Escola Estadual "Monsenhor Jerônymo Gallo" esteve na Câmara nesta terça-feira para participar do "Conheça o Legislativo". "Eles são crítico (...)



EM PIRACICABA (SP)  

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Um grupo de 20 alunos da Escola Estadual "Monsenhor Jerônymo Gallo", localizada na Vila Rezende, esteve na Câmara na tarde desta terça-feira (24) para participar do projeto "Conheça o Legislativo". Na visita, feita a convite do vereador José Aparecido Longatto (PSDB), vice-presidente da Mesa Diretora, os estudantes da 8ª série puderam se inteirar do funcionamento da Casa de Leis e do trabalho desenvolvido pelos 16 representantes eleitos pela população. "Vocês vão levar o conteúdo visto aqui para toda a vida", disse Tânia Lopes, assessora de Longatto.

Para a professora de língua portuguesa Maria de Lourdes Carvalho Caldara, que acompanhou a turma, a ida à sede do Legislativo piracicabano serviu como "experiência de vida e cultura" para os alunos. "Eles estavam superempolgados [para vir à Câmara]. Temos um pessoal com potencial muito bom, que se interessa e discute. Eles são críticos e questionadores de tudo", contou.

Segundo a professora, a visita complementa o conteúdo visto pelos estudantes em sala de aula. "Antes de virem para cá, eles trabalharam alguns assuntos a respeito do que está sendo falado, sobre Legislativo, Executivo e Judiciário. Então, fica uma coisa meio interdisciplinar", explicou. "Acho importante para os alunos terem esse contato com a Câmara, até mesmo para poderem cobrar depois. O objetivo de toda escola é tornar seus alunos cidadãos críticos, que pensem e reflitam. Isso aqui é um começo", completou Maria de Lourdes.

Na visita à Casa de Leis, os alunos assistiram a três palestras. A primeira foi comandada pelo advogado Bruno de Oliveira, do departamento Jurídico da Câmara, que falou sobre as funções e as diferenças dos poderes constituídos, mostrando como era a representação política até a divisão sugerida pelo filósofo francês Charles de Montesquieu. "Antigamente, o poder era concentrado nas mãos de um rei. Com o passar dos anos, no século 18, foi proposto um novo sistema de governo, de modo a garantir a participação de todos. A França foi o primeiro país a transformar isso em lei", explicou.

Os temas abordados por Bruno despertaram a curiosidade das 11 meninas e dos 9 garotos da 8ª série da Escola Estadual "Monsenhor Jerônymo Gallo" que visitaram a Câmara. Os estudantes aproveitaram para tirar dúvidas com o advogado, que elogiou o interesse mostrado pelo grupo. O vereador João Manoel dos Santos (PTB), autor do projeto de lei que instituiu o "Conheça o Legislativo", também destacou a participação dos jovens. "Vocês mostraram profundo desejo de conhecer. Pensei neste projeto justamente por causa da falta de informação da população, que acabou se distanciando da política por causa de alguns que a usam só para interesses pessoais", disse o presidente da Mesa Diretora da Câmara, que foi ao plenário dar boas-vindas à turma.

As outras duas palestras apresentadas ao grupo de 20 estudantes na tarde desta terça-feira trataram de história e política. Por meio de dados e fotos antigas, o historiador Fábio Bragança falou sobre a origem das Câmaras e o desenvolvimento de Piracicaba. Ele também destacou a importância do voto, que só recentemente passou a se estender a mulheres e jovens, por exemplo. "Quando chega a época da eleição, ouvimos de nossos familiares que votar é uma obrigação. Se você tem conhecimento, vai saber que o direito de votar é uma conquista, pela qual pessoas lutaram por muito tempo", observou.

Já o advogado James Granziol, do departamento Legislativo, explicou que tipo de aplicação têm as leis. "Elas existem para estabelecer a paz entre as pessoas, para "colocar ordem" na sociedade", resumiu. James ainda analisou quatro das principais funções exercidas pelos vereadores: propor leis, fiscalizar o Executivo, assessorar o prefeito e fortalecer a democracia.

Ao final, os alunos da Escola Estadual "Monsenhor Jerônymo Gallo" fizeram a simulação de uma reunião ordinária em que se debateu uma situação recorrente no universo estudantil: o bullying. Como se fossem vereadores, os estudantes discutiram um projeto de lei que vetaria a prática, caracterizada pela perseguição e até agressão a pessoas com o intuito de intimidá-las. Dois alunos defenderam o projeto, enquanto outros dois fizeram o papel contrário. Após usarem a tribuna para explicitar suas opiniões, os "aprendizes de vereador" votaram a pauta e a aprovaram, por 14 a 2.

 

TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918

FOTOS: Gustavo Annunciato / MTB 58.557



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


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