PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE ABRIL DE 2021

Criatividade: ideias inovadoras de Piracicaba integram evento mundial


"Dia Mundial da Criatividade" tem programação que congrega 126 cidades de 19 países.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Leandro Trajano Salvar imagem em alta resolução

Professora Tais Lacerda lidera a apresentação das ideias inovadoras em Piracicaba





Com atividades distribuídas em dois dias de programação, o Dia Mundial da Criatividade e Inovação contará com a participação de mais de uma dezena de ideias bem sucedidas desenvolvidas em Piracicaba. A cidade é uma das 126, espalhadas por 19 países ao redor do planeta, a agregar "cases" ao evento, que está em sua quarta edição.

A data foi criada por resolução da Organização das Nações Unidas em 2017 e, desde então, estimula iniciativas voltadas à inovação. A professora Tais Helena Lacerda, que está à frente do projeto CaxaraLab, comanda a organização do evento em Piracicaba. Ela participou, na tarde desta terça-feira (20), da live do "Parlamento Aberto" no Instagram, onde falou das propostas que representarão a cidade.

Como líder, ela promoveu a seleção dos projetos locais que compõem a programação de dois dias. Eles serão apresentados em vídeo e em uma live que podem ser conferidos pelo aplicativo "Dia da Criatividade", disponível para download nas lojas virtuais. Os escolhidos a compartilhar suas ideias recebem o nome de "inspiradores". "Em Piracicaba são 13 atividades. Têm o formato em vídeo, para assistir a qualquer momento, e a live."

No Brasil, o palco principal das atividades será o Allianz Parque, estádio do Palmeiras na capital paulista. As iniciativas abordarão um leque diverso, abrangendo desde sustentabilidade até empreendedorismo, "mostrando o que seria um pensamento crítico, analítico, o que é a inovação, o que é desenvolver a consciência ambiental nas pessoas".

Para Tais, Piracicaba possui grande potencial criativo, mas ainda carece de maior articulação. "Tem muita coisa, mas cada um fazendo no seu cantinho; só potencializamos isso se fizermos uma rede. Para criá-la, tem um caminho longo pela frente, existem políticas públicas e o município é que precisa fazê-las. Piracicaba tem vocação, só que está difusa: os atores têm que querer estar juntos para potencializar, ter uma marca mais forte", analisou.

A professora avalia que a criatividade é uma das habilidades pessoais que devem ser aperfeiçoadas para o novo mercado, dentro da chamada "indústria 4.0". "A criatividade é do ser humano, não de um determinado grupo de profissionais. É uma das habilidades que têm que ser muito desenvolvidas em qualquer área que se atue", afirmou.

ACESSE O CONTEÚDO
As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do WhatsApp neste link.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Parlamento Aberto

Notícias relacionadas