
28 DE MARÇO DE 2018
Barjas Negri, Pedro Melo e parlamentares analisam gastos orçamentários
Na terça-feira (06), a vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), participou de reunião com o prefeito Barjas Negri e com o secretário da pasta da Saúde, Pedro Melo, para discutir a análise comparativa dos gastos orçamentários de Piracicaba com a saúde e repasses do município, estado de São Paulo e Governo Federal.
Segundo dados, em 2012, o governo local gastou 139 milhões, o Estado 1,21 milhão e o Federal, 91 milhões (em reais). Já em 2017, Piracicaba aparece com o valor de 263 milhões, o Governo Estadual, 3,6 milhões e o Governo Federal, 118 milhões (em reais).
Os investimentos do Estadual triplicou a verba, já do Federal houve aumento do repasse em 30% e estes não chegam perto do valor investido (mais que o dobro da verba destinada por ambos os governos) pelo nosso município.
Em conclusão, o Governo Estadual repassa menos de 1% de toda a verba destinada à saúde do município e o Federal repassa apenas 31%.
Segundo o órgão, Piracicaba é polo regional da saúde onde 40% dos pacientes usuários do SUS são de outras cidades que vem ao município buscar atendimento.
A legisladora alertou que os repasses provenientes dos governos federais e estaduais “deveriam ser maiores” e que Piracicaba é responsável por 68% da verba.
"Valor elevado se considerarmos a arrecadação do município e a quantidade de cidades atendidas pelo SUS”, explicou a parlamentar.