
29 DE JUNHO DE 2018
Tópicos como o projeto "Vizinhança Solidária", furto de veículos e implantação do Sistema Detecta foram abordados no encontro
A vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), participou, na última quarta-feira (27), da reunião do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), realizada na Escola Estadual Professora Carolina Mendes Thame, no bairro São Francisco.
O encontro contou com representantes da Polícia Militar e da Guarda Civil Civil, de membros do conselho e representantes da sociedade civil.
O presidente Rubens Chiea questionou o furto à Caixa Econômica, em 10 de maio, e o Capitão Rugero, Comandante da 4ª Companhia, disse que a investigação cabe à Polícia Federal.
Coronel Adriana complementou dizendo que o modus operandi dos infratores mudou ao longo do tempo em razão do afrouxamento da legislação. Segundo ela, hoje as quadrilhas têm explosivos e munições usadas em guerra e a polícia preventiva, nesses casos, trabalha para preservar vidas.
A vereadora também frisou que os bandidos atuam dessa forma porque o crime de furto é tido como de menor potencial ofensivo e quase nada acontece com esses criminosos.
Outro tópico abordado foi o projeto “Vizinhança Solidária”, desenvolvido no Bairro dos Alemães, e que consiste em unir moradores e conscientizá-los que a solidariedade entre os vizinhos, em termos de segurança, é uma ferramenta de policiamento preventivo.
Coronel Adriana disse que, para seu funcionamento, é necessário que vizinhos se conheçam e passem a cuidar da vizinhança. Assim, caso alguém perceba uma movimentação estranha ou algo incomum nas ruas, residências, condomínios ou comércios da região, deve comunicar aos vizinhos e pedir ajuda imediatamente à polícia militar.
Um dos problemas recorrentes nas pautas de segurança pública é o furto de veículos e, sobre isso, a parlamentar explicou a diferença entre furto e roubo. Ela destacou que no roubo é praticada violência contra a pessoa, depois discorreu sobre a aprovação do PL que autoriza o convênio entre o Município e o Governo do Estado para a implantação do Sistema Detecta, da SSP/SP, que vai auxiliar na prevenção e repressão a crimes em Piracicaba
“Essas providências trazem maior segurança e qualidade de vida para a população”, argumenta Coronel Adriana.
“O Conseg é composto por pessoas voluntárias da sociedade civil. É a expressão da máxima constitucional prevista no artigo 144, que cita que segurança pública é dever do Estado, mas direito e responsabilidade de todos. Suas reuniões são mensais e é extremamente importante a participação de todos para o seu fortalecimento”, explica.