
21 DE MARÇO DE 2022
Revitalização de quadras, manutenção de horta e outras atividades refletem a participação dos alunos da escola municipal Elisabeht Consolmagno; confere Pedro Kawai
Comunidade escolar se mobiliza em projeto que potencializa aprendizado
Projeto que reflete o universo dos mais de 680 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Professora Elisabeth Consolmagno Cruz, do bairro Kobayat Líbano, foi apresentado na manhã desta segunda-feira (21), por volta das 9h00, com a participação de mais de 120 alunos dos 3º, 4º e 5º anos, em ato inaugural que uniu a comunidade escolar perante o trabalho de recuperação de duas mini quadras, que passaram pelo processo de impermeabilização e posterior pintura. As melhorias foram realizados por um grupo voluntário de alunos, com a participação de pais.
O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou do evento e reforçou a importância do trabalho desenvolvido pela comunidade escolar, que reflete um novo olhar para o futuro das gerações, tendo como foco a educação. "Fiz questão de vir e parabenizar a todos pela criação do projeto", disse o parlamentar.
A professora Priscila Lima conduziu a solenidade de inauguração das das mini quadras recuperadas. O evento estava sendo transmitido ao vivo, pelo Facebook.
Priscila discorreu um pouco sobre o que foi o projeto, com a transformação de espaços internos, com de planejamento e construção conjuntos, visando o aprendizado do aluno fora do ambiente escolar. Internamente foram feitas transformações significativas e importantes e os 120 alunos não mediram esforços para as diferentes etapas a que foram submetidos para o projeto da revitalização escolar.
O zelador da escola, que há mais de sete anos trabalha nesta unidade, Emílio Alves de Souza, também registrou a satisfação de ter participado do projeto. Ainda foram homenageados mães de alunos, funcionários da limpeza, professores da Educação Física e outros profissionais ligados à escola, que colaboraram no projeto.
O aluno do 5º ano, Cristian Isaque (10), falou da satisfação em participar das atividades. "O dia que pintei o muro foi muito legal. Posso dizer que também coloquei a mão massa", disse.
A diretora escolar Juliana Possignolo realçou a importância do projeto e procurou incentivar os alunos para não desistirem de seus sonhos. "Tudo o que a gente quer a gente arranja um jeito", disse, além de ressaltar a luta de cada dia, que cada educador se empenha em prol dos alunos.
A aluna do 5º ano, Adriele Tereza, falou da sua alegria em participar do projeto, que também contempla os cuidados com a horta, mantida em trabalho comunitário escolar. E, em nome das famílias, a professora e também mãe de aluno, Liliane Braga Forte, falou de sua filha , que sempre menciona que vai embora todos os dias muito feliz por estar nesta escola.
Já em nome dos professores, Adalgisa Fortunato destacou que o trabalho foi maravilhoso em função da colaboração de todos "num projeto vivo" e que também foi fundamental o papel da direção escolar.
PLACA - Os alunos Ana Luiza, Mateus Henrique e Kévin Oliveira participaram do ato inaugural de descerramento da placa, onde consta: "NOSSAS QUADRAS".
Zélia Silva, voluntária e mãe de aluno, destacou sua satisfação em participar de um projeto como este, que envolve toda a comunidade. "Foi uma experiência única e excelente em ajudar uma escola próxima", disse.
A aluna Gabriela Martins de Oliveira sintetizou a gratidão dos estudantes frente ao dinamismo que a escola protagonizou na comunidade: "É uma escola inspiradora. A melhor que fiquei", disse a pequena aluna perante aos demais colegas que a acompanharam na entrevista à TV Câmara, no final da solenidade.