
17 DE JUNHO DE 2015
Parlamentar foi ao Monte Líbano acompanhar a desocupação de moradores que invadiram uma área particular
Moradores retiraram colchões e outros pertences
A luta dos ocupantes da Comunidade Santa Luzia, localizada na rua Caçapava, no bairro Monte Líbano, é comovente. Com a ordem de reintegração de posse, os moradores tiveram que desocupar a área na manhã de terça-feira, 16. O vereador Chico Almeida (PT) acompanhou o processo. A desocupação teve momentos de tensão, com agressões da polícia para com os moradores da comunidade, que revidaram. Infelizmente, a desocupação aconteceu de forma não pacífica e deixou um ferido.
A área ocupada é particular e considerada uma APP (Área de Preservação Permanente), apesar de o dono nunca ter se manifestado. Ao lado, há um espaço da Prefeitura Municipal, destinado ao lazer, mas que está em situação de abandono há muitos anos.
Chico acompanhou todo o acontecimento desde às 7h da manhã, oferecendo suporte às famílias. Ele também participou do diálogo entre advogados e ocupantes, e disponibilizou-se como legislador para auxiliar essas 90 famílias. Além da Polícia Militar, haviam bombeiros e membros do Conselho Tutelar: “É importante que essa desocupação aconteça de forma pacífica, para não traumatizar os ocupantes”, salientou Almeida.
A cidade vive um problema habitacional, e apesar de novas unidades de apartamentos populares terem sido anunciadas pela Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba), muitas pessoas aguardam há anos na fila pela casa própria, apesar de atender aos critérios exigidos. Chico Almeida compreende a luta dessas famílias, e se posiciona a favor do direito à moradia e dignidade para os ocupantes da Comunidade Santa Luzia e de todas as comunidades de Piracicaba.