PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE DEZEMBRO DE 2022

Centro de Reabilitação de Piracicaba recebe homenagem da Câmara


A vereadora Ana Pavão (PL) entregou a homenagem à instituição nesta terça-feira (14)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Voto de congratulações foi aprovado na 14ª reunião ordinária de 2022



Na tarde desta terça-feira (14), a vereadora Ana Pavão (PL) homenageou com um voto de congratulações o Centro de Reabilitação de Piracicaba (CRP), pela completude de 57 anos de história e atuação em Piracicaba. A homenagem foi aprovada a partir do requerimento 308/2022.

Segundo a propositura, a criação do centro foi motivada pela necessidade de atendimento especializado para pessoas com deficiência, uma vez que aqueles que necessitavam eram encaminhados por meio do serviço municipal para o Hospital das Clínicas, em São Paulo. Por isso, viu-se a "oportunidade de criar em nosso município um local que proporcionasse o atendimento necessário, de maneira contínua, gerando resultados satisfatórios aos pacientes, além da comodidade as famílias residentes nas cidades da região".

O texto do requerimento afirma, ainda, que em 1965, depois de dois anos de estudos para a viabilização da iniciativa, foi possível a inauguração da entidade, a partir da assinatura do então prefeito Luciano Guidotti, que foi também o primeiro presidente do Centro de Reabilitação de Piracicaba. A partir de então, de acordo com a propositura, foram iniciados os atendimentos, oferecendo tratamento para crianças com poliomielite e outras lesões cerebrais.

Seis anos depois, a Prefeitura cedeu um terreno para a construção do prédio da instituição, que contou com apoio dos arquitetos Caio Tabajara Estevez e João Chaddah. A realização de ações e promoções beneficentes possibilitaram o levantamento de fundos para as obras.

Ainda de acordo com a propositura, a primeira ala do CRP foi inaugurada em 1975, "após muito esforço", e sete anos depois houve a inauguração da segunda ala. Futuramente, em maio de 2004, foram inaugurados o ginásio e o setor profissionalizante Unep (Unidade Educacional e Profissionalizante).

No mesmo ano, segundo o requerimento, a instituição foi reconhecida como uma das 50 maiores entidades filantrópicas melhores administradas do país, recebendo também o prêmio "Madre Tereza de Calcutá de Direitos Humanos", outorgado pela Câmara Municipal de Piracicaba. No ano seguinte, a Escola de Educação Especial João Guidotti, mantida pelo Centro de Reabilitação de Piracicaba, recebeu o Selo de Escola Solidária.

A sede, de acordo com a propositura, é "referência" em atendimento especializado. "Com anos de história, a instituição cresceu, progrediu e se adaptou, a fim de habilitar e reabilitar seus usuários, visando à inclusão social. Hoje, a busca é pelo protagonismo social das pessoas com deficiência física, intelectual e múltipla e pelo fortalecimento de suas famílias", destaca o texto.

O centro oferece atendimento gratuito a cerda de 450 pessoas com deficiência, de 0 a 59 anos, e suas famílias, nas áreas terapêutica e educacional, através da modalidade Centro-Dia, do método Emprego Apoiado e de projetos socioeducativos.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Homenagem Ana Pavão

Notícias relacionadas