
17 DE JANEIRO DE 2014
Obras recuperarão áreas situadas na rua Itaporanga, no Parque Piracicaba, e próximo às ruas Professor Leontino de Albuquerque e Adil Toledo de Oliveira, no Vale do Sol.
Carlinhos analisa o projeto para a revitalização total de área de lazer no Vale do Sol
Devem ter início nos próximos dias as obras que vão recuperar as áreas de lazer situadas na rua Itaporanga, no Parque Piracicaba, e próximo às ruas Professor Leontino Ferreira de Albuquerque e Adil Toledo de Oliveira, no Vale do Sol. Com o projeto das futuras melhorias em mãos, o vereador Carlos Alberto Cavalcante (PPS), responsável pelos pedidos que resultaram nas conquistas para a comunidade, esteve nos dois locais na manhã desta sexta-feira (17).
No Vale do Sol, a intenção é recuperar toda a imensa área de lazer, que ocupa cerca de dois quarteirões, para que ela volte a ter o aspecto de quando foi criada, no final da década de 90 ––inclusive com a participação de Carlinhos, então líder comunitário no bairro. Atualmente, o espaço, tomado pelo mato alto, conta com cinco brinquedos infantis (entre eles, balanço, escorregador e gangorra), bancos de madeira, refletores e, mais abaixo, campo de futebol.
A revitalização será feita pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente. "Essa área terá calçada em toda a sua volta, brinquedos e bancos no meio e uma linha de iluminação no centro. Serão refeitos o gramado do campo, o alambrado e as muretas de tijolos atrás dos gols. A obra já foi licitada e deve começar em breve", disse Carlinhos, que estima em um mês o tempo necessário para sua conclusão.
"É uma área antiga, que construímos junto com os comércios e as indústrias da região e que agora vai ser revitalizada pela Sedema, voltando às suas origens, de quando a entregamos à comunidade há quase 15 anos. Este é um anseio das pessoas que vivem na região para deixar essa área em condições de ser usada por elas", completou o vereador.
Outro espaço que receberá melhorias é o campo de futebol da rua Itaporanga, no Parque Piracicaba. Após 10 anos da última intervenção, ele terá substituído todo o alambrado que o contorna ––a intenção é de, num segundo momento, também recuperar o gramado, de acordo com Carlinhos. Serão quase 500 metros de novas telas, com alturas que variam conforme o ponto do campo onde elas forem instaladas.
Além de 295 metros de alambrados com 2 metros de altura que serão colocados ao redor do campo, haverá reforço na proteção dos trechos situados atrás dos gols (80 metros de alambrados com 6 metros de altura), em frente ao vestiário (21 metros de alambrados com 3 metros de altura) e na lateral próxima ao córrego que passa pela rua Ipeúna (83 metros de alambrados com 5 metros de altura).
Também serão reconstruídos os 30 metros da mureta que separa o campo de um barranco que fica junto a ele, logo acima, a fim de aumentar a segurança das crianças que usam a área. "Este é um campo que foi reformado pela última vez há 10 anos e que, embora a comunidade tenha colaborado na sua conservação, sofreu desgaste natural", comentou Carlinhos. "Agora, ele passará por uma grande reforma, inclusive com a instalação de um alambrado mais alto na lateral, que evitará que a bola seja arremessada no córrego da rua Ipeúna."