
26 DE FEVEREIRO DE 2014
Trinta alunos da 8ª série da Escola Estadual "Professor Hélio Penteado de Castro" vieram à Câmara, a convite do vereador, para participar do "Conheça o Legislativo".
Trinta alunos da "Hélio Penteado de Castro" visitaram a Câmara nesta quarta-feira
Se Maykon Coelho vai ser jogador de futebol ––como sonha desde a infância–– ou engenheiro ––como prevê o vereador Carlos Alberto Cavalcante (PPS), que o conhece desde pequeno––, só o tempo dirá. Mas o garoto de 13 anos já dá pinta de que parado, esperando as coisas acontecerem, não vai ficar.
Quando sobra tempo e "tem vontade de ir", Maykon, que mora no Vale do Sol e cursa atualmente a 8ª série, auxilia o pai, Agnaldo, na borracharia da família, "pegando ferramentas". "Eu conheço a história desse garoto desde que ele nasceu: o que ele faz é um orgulho, ajudar pai e mãe", disse Carlinhos.
O vereador usou o exemplo de Maykon durante a conversa que teve com os 30 estudantes da Escola Estadual "Professor Hélio Penteado de Castro" que vieram à Câmara participar do "Conheça o Legislativo" na manhã desta quarta-feira (26). A turma esteve acompanhada das professoras Roseli Manoel, de História, e Tânia Rochelle Rizzoto, de Matemática.
Carlinhos pediu aos jovens que se afastem das drogas e da prostituição e aproveitem a chance de estar num dos mais tradicionais estabelecimentos de ensino da cidade. "Vocês estão tendo uma oportunidade de ouro, porque a "Hélio Penteado de Castro" é uma das melhores escolas de Piracicaba. Não percam essa chance de estudar, de ser alguém na vida."
O parlamentar abordou o assunto após acompanhar o desempenho dos estudantes na tribuna, durante a simulação de uma reunião ordinária, em que foi discutido um projeto de lei fictício para a redução da maioridade penal, mesmo o tema não sendo da alçada de um vereador, que legisla em âmbito municipal.
"Participar do "Conheça o Legislativo" dá a oportunidade ––além de saber mais da Câmara e do dia a dia de um vereador–– de vocês se desinibirem e perderem a vergonha que têm, porque não é fácil falar ao microfone, sendo observado pelos outros. Daqui a pouco, vocês vão participar de uma entrevista de emprego. E quem vai se sobressair é o que se despontar, se comunicar melhor", comentou Carlinhos.
Antes da simulação da reunião ordinária, em palestras conduzidas pelo historiador Fábio Bragança e pela agente Mariane Pereira Souza, do Departamento Legislativo, os estudantes tiveram informações sobre a origem das Câmaras Municipais, a evolução de Piracicaba, a diferença entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e as funções que cabem a um vereador.
A mesa diretora foi composta pelos estudantes Juliana Pinheiro de Matos (presidente), Luiz Ricardo de Toledo Rodi (vice-presidente), Gabrieli Fedatto Nadalini (primeiro-secretário) e Nadia Nogueira Borges (segunda-secretária).