
24 DE MAIO DE 2013
O vereador Carlos Alberto Cavalcante (PPS) destacou, em sua fala na tribuna, durante reunião ordinária na noite desta quinta-feira (23), os primeiros testes realiza (...)
O vereador Carlos Alberto Cavalcante (PPS) destacou, em sua fala na tribuna, durante reunião ordinária na noite desta quinta-feira (23), os primeiros testes realizados em Piracicaba para a utilização de sobras da construção civil em estradas rurais. O material já foi aplicado na estrada Volta Grande e nos bairros Serrote e Paredão Vermelho.
Carlinhos ressaltou o fato de a medida ser resultado de um trabalho que ele tem encampado desde 2009, quando iniciou seu primeiro mandato na Câmara. Desde então, o descarte de materiais com potencial para serem reaproveitados vem sendo objeto de constante luta do vereador, um dos principais incentivadores do uso de ecopontos e caçambas.
"Iniciei meu trabalho preocupado com limpeza pública, descarte de entulho e pneus jogados. Naquela época, fizemos várias reuniões com caçambeiros e não havia usinas de reciclagem em Piracicaba. E nós, através daquele trabalho, temos hoje três usinas de reciclagem na cidade: Ecoverde, Cicloambiental e MJM. Elas coletam o entulho, fazem a reciclagem dele e selecionam vários tipos de materiais", comentou o parlamentar.
Carlinhos disse que é necessário dar uma finalidade às sobras da construção civil, visto que Piracicaba produz, em média, de 700 a 800 toneladas por dia. "É uma monstruosidade de entulhos que geramos na cidade. Temos que aproveitar esse material para fazer a manutenção das estradas, bloquetes ou pavimentação, pois o empresário não vai querer reciclar esse material se ele não tiver finalidade nenhuma. Precisa ter, senão ele vai voltar a ser jogado desordenadamente nos bairros."
O vereador lembrou que o entulho reaproveitado, além de representar uma diminuição no impacto causado por seu despejo irregular na natureza, pode reduzir a quantidade de cascalho e pedregulho usada atualmente nas estradas rurais. "Fizemos uma reunião para discutir o uso desse material reciclado para a manutenção de estradas rurais. Estamos fazendo estudos, compactando esse material nos locais que estão danificados. É um trabalho bem feito, em que estamos observando, junto com os técnicos, sua eficácia e durabilidade."
Carlinhos contou ainda que a ideia que vem sendo testada em Piracicaba já desperta o interesse de municípios vizinhos. "Fui a Rio das Pedras e Capiviari e um dos problemas dessas cidades é o entulho. Elas não sabem o que fazer com aquilo que a população joga em qualquer lugar. Já há prefeituras da região vindo comprar esse material para fazer estradas. Em Piracicaba, com mais de 2.600 quilômetros de estradas rurais, esse material não dá para o começo, mas temos de dar um fim a ele."
SAÚDE
Carlinhos abordou ainda dois temas ligados à saúde. Ele parabenizou a escolha de Pedro Mello como novo secretário municipal da pasta e desejou-lhe sucesso ante os desafios da área, "muito problemática e complicada". O parlamentar também saudou João Francisco Rodrigues de Godoy, o Jhonny, que, com a saída de Pedro Mello, assumiu a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras.
Ainda sobre o assunto, Carlinhos afirmou ser preciso valorizar os agentes comunitários de saúde. "Eles ganham muito, muito pouco", disse, enfático. O vereador lembrou que, em outubro, a Câmara realizará um evento em comemoração ao Dia do Agente Comunitário de Saúde. "Que possamos organizar um belo encontro em homenagem aos agentes de saúde e lutar, todos juntos, através dos governos municipal, estadual e federal, por avanços nas conquistas dessa classe."
TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918
FOTO: Fabrice Desmonts / MTB 22.946