PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 13 DE JUNHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

01 DE MARÇO DE 2013

Carlinhos apela por revisão da tabela do SUS


O vereador Carlos Alberto Cavalcante, o Carlinhos (PPS), fez um apelo ao governo federal para que a tabela do SUS (Sistema Único de Saúde) seja revisada, a fim de e (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador Carlos Alberto Cavalcante, o Carlinhos (PPS), fez um apelo ao governo federal para que a tabela do SUS (Sistema Único de Saúde) seja revisada, a fim de elevar o repasse pago conforme o procedimento executado.

"Precisamos com urgência que a tabela do SUS seja revista. Temos hospitais fechando as portas para cirurgias eletivas. Isso para nós é cruel, porque ninguém consegue trabalhar com defasagem, gastando R$ 100 e recebendo R$ 50, principalmente na área da saúde. É necessário que o SUS reveja sua tabela para darmos condições para que os hospitais possam desenvolver um trabalho à altura e não fechem as portas", declarou o vereador, ao usar a tribuna em reunião ordinária na noite desta quinta-feira (28).

Carlinhos também pediu, principalmente por parte dos municípios, mais investimentos para amenizar as desigualdades sociais e seus efeitos na formação e no desenvolvimento do cidadão. Ao mencionar o novo presídio masculino de Piracicaba, que deve entrar em operação em breve, o vereador defendeu que haja um trabalho mais forte na reinclusão de detentos na sociedade. Para ele, embora "não seja uma coisa boa" ter uma penitenciária na cidade, levar os presos para outro lugar também não é a solução.

"Às vezes, esbravejamos, não queremos penitenciária e, se queremos, não queremos aqui. Mas precisamos também cuidar dos infratores. E de que forma? Será que é só levando o preso [para fora da cidade]? E se tiver um trabalho eficaz na penitenciária para a recuperação desses jovens, para que voltem à sociedade de forma consciente? Ter indivíduos sem preparo em nosso meio não é bom para ninguém", analisou Carlinhos, antes de indagar: "Em que nós estamos errando? Estamos errando ao não atender com dignidade o cidadão, ao não dar condições para que ele possa estudar. Um governo sério cobra do cidadão que ele vá para a escola e a leve a sério. Não é simplesmente dar a escola; um governo sério tem que cobrar o compromisso do cidadão".

Para o vereador, a saída está no investimento maior em educação por todas as esferas de governo, em especial os municípios. "Cada município precisa ter responsabilidade e planejamento estratégico para termos uma sociedade com eficiência na educação e preparada para as desigualdades sociais", disse. "Todos sabemos que a conquista de melhorias na qualidade de vida está diretamente relacionada à educação da nossa população de forma geral. Sabemos o quanto é importante para cada cidadão receber educação e ensino profissionalizante para eliminar a desigualdade que há", completou.

 

TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918

FOTO: Fabrice Desmonts / MTB 22.946



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Saúde Carlos Cavalcante

Notícias relacionadas