
02 DE SETEMBRO DE 2015
Em maio, vereador havia indicado ao Executivo a substituição das luminárias.
Capitão Gomes havia proposto a substituição em indicação encaminhada ao Executivo
A Prefeitura vai investir R$ 2,7 milhões na instalação de 638 pontos de luz com luminárias de LED em substituição às lâmpadas de vapor de sódio em oito avenidas de Piracicaba. Além de dar mais claridade às vias públicas, por ser direcionada, a nova iluminação reduzirá em 42% o consumo de energia.
A melhoria vai ao encontro do pedido feito ao Executivo pelo vereador Capitão Gomes (PP) na indicação 1.410/2015, de maio passado. Na propositura, ele propôs a "substituição gradativa das lâmpadas de filamento pelas de LED em vias públicas, praças e próprios municipais".
O parlamentar buscou inspiração no que ocorreu, por exemplo, na avenida Paulista, em São Paulo, cujo projeto de iluminação foi modernizado, reduzindo o consumo de energia em 60%.
"A aplicação dos LEDs proporciona baixo custo de manutenção e substituição, visto que vão ser trocados a cada 12 anos. Considerando que ficam acesos, em média, de 11 a 12 horas ao dia, a economia de energia elétrica será de até 50%, proporcionando redução significativa do consumo no pico da demanda do setor elétrico", observara Capitão Gomes, na indicação.
Os primeiros pontos que receberão as luminárias de LED (no total, serão 612 unidades em vias públicas e 26 em jardins) são as avenidas Independência, Centenário, Armando Cesare Dedini, Limeira, Monsenhor Martinho Salgot e Renato Wagner e trechos da Pádua Dias e da Conde Pinhal. Caberá à CPFL Paulista fazer a troca nos postes.