PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

15 DE AGOSTO DE 2011

Capitão Gomes homenageia o Projeto de Equoterapia da Esalq


Foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira, dia 15, a Moção de Aplausos 103, de 2011, de autoria do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira, dia 15, a Moção de Aplausos 103, de 2011, de autoria do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), em homenagem aos 10 anos do Projeto Equoterapia, desenvolvido pelo Departamento de Zootecnia na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”.

Formalizada no Brasil em 1989 como método terapêutico, a equoterapia utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento físico, psíquico e cognitivo de pessoas com deficiências ou portadoras de necessidades especiais.

Na Esalq, o Projeto Equoterapia surgiu da transformação do Setor de Equideocultura do Departamento de Zootecnia em projeto ambicioso para conferir maior eficiência de utilização às instalações e infra-estrutura. De simples local de ensino de equinocultura, foi transformado em prestação de serviços à comunidade (atendimento via Equoterapia Saúde e Educação), ensino (formação de novos equoterapeutas) e pesquisa (validação dos resultados obtidos).

Em sua justificativa da Moção de Aplauso, o vereador Capitão Gomes (PP) enfatiza que os objetivos da USP, representados pela tríade ensino-pesquisa-prestação de serviços, estão no Projeto Equoterapia. “Essa atividade interage com a Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Pedagogia, Educação Física e Zootecnia”, salienta o vereador, “caracterizando-se como multi e interdisciplinar”.

Atualmente, são atendidos pelo Projeto de Equoterapia da Esalq mais de 30 praticantes oriundos de famílias carentes. O projeto conta também com a prestação de serviço voluntariado aberto à comunidade, de quaisquer profissões e com o trabalho de estudantes, que aprimoram seus conhecimentos.

A Moção de Aplausos será entregue ao professor-doutor Cláudio Maluf Haddad, coordenador geral do projeto, com cópias a serem enviadas ao professor-doutor José Vicente Caixeta Filho, diretor da Esalq; aos fisioterapeutas Andréa Baraldi Cunha, Débora Rocha, Laerte Ferrari e Luiza Favaro; à fonoaudióloga Renata Lucas; à psicóloga Beatriz Sacramento e ao equitador Denílson Chiquito.

Texto: Erich Vallim Vicente MTb 40.337
Foto: Fabrice Desmonts MTb 22.946



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Homenagem Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas