PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

30 DE NOVEMBRO DE 2015

Capitão Gomes discute recuperação de lagoas na região de Ártemis


Se recuperadas, lagoas poderiam colaborar no abastecimento de água à população.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Capitão Gomes: recuperação das lagoas é "perfeitamente possível" e pode ocorrer em 90 dias



Duas lagoas do bairro Lago Azul, na região de Ártemis, podem ganhar nova vida com a retomada de um projeto de recuperação dessas áreas que começou em 2008 com o geólogo Álvaro Augusto Franco. A possibilidade vem sendo discutida pelo vereador Capitão Gomes (PP) com técnicos especialistas no assunto. Eles estiveram no bairro na semana passada para fazer uma avaliação da situação.

Recuperadas, as duas lagoas poderiam servir como reservatórios de água diante da escassez dos últimos tempos ––uma delas, inclusive, já funcionou como estação de tratamento de água do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto). Atualmente, elas estão assoreadas, tomadas por vegetação e contaminadas pelo vazamento de esgoto.

Capitão Gomes, que começou a discutir a viabilidade da proposta após ser acionado pela comunidade, acredita que a recuperação das lagoas é "perfeitamente possível" e pode acontecer em 90 dias. A revitalização da barragem do Lago Azul para que sirva como reservatório de água já foi, inclusive, pedida pelo vereador ao Executivo em indicação protocolada na Câmara.

O parlamentar disse crer que, no futuro, a água reservada nas lagoas contribua para o abastecimento da população. Para tanto, há necessidade, segundo os técnicos que estiveram junto com Capitão Gomes na visita ao bairro, de desassorear as lagoas, aumentar a capacidade de armazenamento delas e conter a erosão nas margens e o desmatamento na mata ciliar.



Texto:  Comunicação


Infraestrutura Urbana Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas