
16 DE SETEMBRO DE 2015
Ideia do vereador inclui a criação de espaço gastronômico, memorial cultural, brinquedoteca, academia ao ar livre e espaço para a terceira idade.
Ideia do vereador foi inspirada em projetos implantados em cidades turísticas, como Curitiba
O vereador Capitão Gomes (PP) encaminhará ao prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) proposta para revitalizar a praça Imaculada Conceição, na Vila Rezende. A expectativa do parlamentar é de que o local volte a ser um atrativo para o lazer, o entretenimento e a prática de atividades físicas.
Ultimamente, a praça da Vila, como também é conhecida, tem sido motivo de polêmica na cidade, com propostas que incluíram a demolição do coreto como medida para evitar a ocupação por pessoas em situação de vulnerabilidade social. "Demolir o coreto não resolve o problema", afirma Capitão Gomes. Para ele, a solução está na mudança do conceito da praça, a qual, no seu entendimento, deve ser um local de múltiplas ocupações e não apenas um lugar com árvores e bancos para as pessoas se sentarem.
"Penso que a praça Imaculada Conceição deve ser profundamente revigorada, com a criação de atrações que levem a população até ela e que contemplem desde crianças até pessoas mais velhas, que têm poucas opções de lazer e entretenimento", declarou. Para o vereador, a solução estaria nas mãos de especialistas, como arquitetos e ambientalistas, seguindo modelos que deram certo em outros países.
Capitão Gomes sugere que seja realizado um concurso de ideias e projetos para o local, envolvendo profissionais como engenheiros, arquitetos e paisagistas, com itens necessariamente contemplados, como um memorial sobre a santa que denomina a praça e outro de Mário Dedini, imigrante italiano que foi um dos principais colaboradores para o desenvolvimento da Vila Rezende e da cidade.
Além disso, o vereador sugere que sejam incluídos no projeto um espaço gastronômico para a comercialização de alimentos, pista para caminhada e academia ao ar livre, parque infantil com brinquedoteca, um espaço para a terceira idade (que pode incluir jogos de mesa) e a revitalização do coreto para abrigar apresentações musicais periódicas.
A ideia, segundo Capitão Gomes, também compreende redimensionar o espaço para a criação de canteiros de flores, reformar os banheiros públicos e criar condições para a instalação de uma pequena base de apoio para a Polícia Militar e a Guarda Civil.
"Muita gente já apresentou propostas semelhantes, com ideias excelentes para a praça, mas nós, vereadores, não temos qualificação técnica e profissional para tanto. Por isso, defendo a ideia de um concurso para quem realmente tem competência elaborar um projeto que sirva de referência para outras praças e, quem sabe, até mesmo para outras cidades", finalizou.