PIRACICABA, DOMINGO, 11 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

19 DE JANEIRO DE 2015

Camolesi propõe capacitar morador para cuidar de áreas verdes


Já prevista em lei complementar, iniciativa consiste em capacitar moradores para realizar pequenas podas em árvores e arbustos na região onde vivem.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Proposta de Camolesi já está prevista em lei complementar; falta à Prefeitura tirá-la do papel



Uma proposta já prevista na lei complementar 251/2010 pode reduzir a espera da população por podas de árvore ao transformar moradores em "zeladores" da região onde vivem. Mas, para que o "Programa de Conscientização e Manutenção de Áreas Verdes" produza resultados práticos, falta à Prefeitura tirá-lo do papel ––e é isso o que pede o vereador Paulo Camolesi (PV) em indicação recém-protocolada na Câmara.

Os artigos 257 e 258 da lei complementar estabelecem que o programa deve ser realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Por meio dele, moradores interessados em fazer a manutenção das áreas verdes do bairro onde vivem seriam capacitados e, consequentemente, autorizados a realizar pequenas podas em árvores e arbustos. O trabalho seria feito de forma voluntária, sem nenhuma remuneração.

Camolesi lembra que a importância de tal programa cresce à medida que se verifica a quantidade de pedidos por podas de árvore (foram 480 indicações e nove requerimentos) feitos somente por vereadores entre 2013 e 2014, "sem contar as solicitações via 156".

"É sabido que a poda só pode ser realizada por pessoal capacitado e autorizado, dada a preocupação com a saúde da árvore e também com a segurança do trabalhador. No entanto, as podas de limpeza (como as que retiram galhos secos e aqueles que atrapalham a passagem de pedestres nas calçadas), após capacitação e orientação, podem ser realizadas pelos próprios moradores interessados", observa.

Camolesi assinala que o "Programa de Conscientização" visa envolver a comunidade na manutenção dos espaços verdes de seu bairro "no que for possível", diminuindo a demanda por serviços do Poder Público em situações simples e sem risco. Por isso, o parlamentar defende que, além do apoio da Sedema, a iniciativa também receba a colaboração da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, da Esalq/USP e da CPFL.

"Essas parcerias são extremamente benéficas e necessárias ao programa, tanto na parte de compartilhamento de saberes da fisiologia das espécies, técnicas de poda e destinação dos galhos, como também no que diz respeito à segurança de quem realiza a poda", conclui o vereador.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Infraestrutura Urbana Paulo Camolesi

Notícias relacionadas