
15 DE MARÇO DE 2018
Projeto da Mesa Diretora atualiza os requisitos para provimento e nomenclaturas de cargos em comissão
Projeto de resolução da Mesa Diretora propõe Reforma Administrativa do Legislativo
Projeto de resolução proposto pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Piracicaba segue levantamento realizado pela FIPE (Fundação Pesquisas Econômicas) e propõe a reorganização administrativa da Casa de Leis, com novas nomenclaturas e atribuições para 17 cargos, totalizando 154 vagas em comissão, e atualiza os requisitos para provimento.
Motivada por Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), apresentada pela Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, a propositura atende aos requisitos legais impostos pela decisão que analisou a inconstitucionalidade de nomenclaturas de servidores que são contratados para trabalhar em gabinetes de parlamentares.
Conforme a decisão contida na Adin, a proposta não altera o regime jurídico destas contratações, tampouco mexe no sistema remuneratório, referência salarial e na concessão de direitos e benefícios a esses servidores. O projeto extingue dois cargos, o de Assessor Jurídico da Presidência e o de Gestor Financeiro.
Na justificativa, os membros da Mesa Diretora ressaltam que o protocolo da propositura é uma necessidade legal, já que a Justiça decidiu não ser “suficiente a descrição das atividades por meio de Ato”. O procedimento, que tem valor subalterno, não substitui a lei em sentido formal, por isso a necessidade de um projeto de resolução.
Além das mudanças de nomenclatura dos cargos, foram criados três novos cargos, todos em comissão, o de Assessor Especial da Presidência exige ensino superior, e os cargos de Advogado-Chefe e de Chefe-Financeiro, são voltados para servidores estáveis, com registro na OAB e CRC (Conselho Regional de Contabilidade) respectivamente.
Ao explicar as mudanças de nomenclaturas, a Mesa Diretora destaca que estas foram definidas com o objetivo de coadunar as expressões com a readequação das atribuições, seguindo critérios de padronização de casas legislativas do Estado de São Paulo e, ainda, visando modernização futura da estrutura administrativa da Câmara de Piracicaba.