PIRACICABA, SÁBADO, 21 DE JUNHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

10 DE DEZEMBRO DE 2010

Câmara reconhece mérito na divulgação de programa radiofônico da Educativa FM


A Câmara Municipal de Piracicaba, por interméido do vereador João Manoel dos Santos (PTB) aprovou na reunião ordinária de ontem (09), a Moção de Aplauso (126/10), q (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A Câmara Municipal de Piracicaba, por interméido do vereador João Manoel dos Santos (PTB) aprovou na reunião ordinária de ontem (09), a Moção de Aplauso (126/10), que parabeniza a  economista Lucila Maria Calheiros Silvestre e equipe, pela conquista do prêmio Vivaleitura 2010, difundido pela Educativa FM. A entrega da comenda acontece em data oportuna.

 

O programa nasceu da necessidade em se criar sintonia entre rádio, ouvintes e o conhecimento, numa iniciativa da economista Lucila Maria Calheiros Silvestre, idealizadora do programa radiofônico Educativa nas Letras, buscando propagar cultura pela cidade, o que originou parceria promissora entre a Biblioteca Pública Municipal e a Rádio Educativa FM. 

 

Com muita criatividade, foram criados programas radiofônicos que colocam a literatura em destaque. Todos os sábados e domingos, os ouvintes ampliam seus conhecimentos com a leitura de textos narrativos, declamações de poemas, comentários sobre letras de músicas, entrevistas com escritores e contação de histórias clássicas ou populares.

 

A programação de uma hora oferece ainda sugestões de livros e informa sobre as atividades culturais que acontecem na cidade. Em quatro anos de projeto, a equipe coordenada por Lucila com apoio do professor Alexandre Bragion, da escritora Carmelina Toledo Piza e do técnico de som Marcos Ferreira, já gravaram 220 programas para atender a população, que compõe a microrregião de Piracicaba e cidades vizinhas.

 

A experiência representa a ampliação da atuação da Biblioteca nas ondas do rádio e também da Web. Dessa maneira, o Programa Radiofônico Educativa nas Letras tornou acessível textos literários, valorizou a importância da oralidade na comunicação e trouxe um novo significado à relação do ouvinte com o próprio rádio.
 


Os comentários o programa, ao longo de seus quatro anos correram pelo Brasil a fora, e mais uma vez o nome de Piracicaba se torna destaque a nível nacional. No dia 19 de novembro,  em solenidade na capital do país, Brasília, Lucila juntamente com a equipe, foram honrados com o Prêmio Vivaleitura 2010, realizado pelo Ministério da Cultura e Ministério da Educação, com apoio da OEI – Organização dos Estados Ibero-Americanos para a educação, a Ciência e a Cultura e da Fundação Santillana.

 

Segundo o Ministro de Estado da Educação Fernando Haddad, "o objetivo do premio Vivaleitura é estimular, fomentar, reconhecer e divulgar as melhores experiências de promoção da leitura, em três categorias: Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas e Sociedade: ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais".

 

Já o Ministro da Cultura Juca Ferreira, diz: "Reconhecer o trabalho daqueles que diariamente promovem a leitura faz parte da nossa política pública. Programas e projetos de incentivo a ela, desenvolvidos pela sociedade civil, compõem, sim, o rol de políticas públicas e, por isso, carecemos de premiações como o Vivaleitura".

 

Cópias da Moção serão encaminhadas à equipe, na pessoa do professor, Alexandre Bragion; escritora, Carmelina Toledo Piza e ao técnico de som, Marcos Ferreira.

 

Martim Vieira Mtb 21.939


Foto: Fabrice Desmonts Mtb 22.946



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Homenagem João Manoel

Notícias relacionadas