
09 DE JUNHO DE 2014
Ações integram Semana do Meio Ambiente, organizada por José Longatto
Câmara realiza palestra sobre Meio Ambiente
Estudantes das escolas Professora Catharina Casale Padovani e Sesi 165 participaram na manhã desta segunda-feira (9), de atividades da Semana do Meio Ambiente, organizada pelo vereador José Aparecido Longatto (PSDB), que falou sobre a importância da água e do uso racional, evitando assim o desperdício.
A primeira palestra foi ministrada pelo presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Vlamir Schiavuzzo, que falou sobre o sistema hídrico e o esgoto. Ele falou que o tratamento de esgoto é de máxima importância para o meio ambiente e que a cidade de Piracicaba tem uma grande preocupação com a questão.
Ele falou também sobre o trabalho realizado pelo Semae, da importância de se economizar água, da inauguração da terceira Estação de Tratamento de Esgoto na Balbo, de como a autarquia aplica o dinheiro arrecadado, das Parcerias Público-Privada e finalizou convidando os estudantes a conhecerem a Estação de Tratamento de Água e Esgoto.
Em seguida, o soldado PM Cristino Alves Pereira, do Pelotão Ambiental, falou sobre Proteção do Meio Ambiente e Crimes Ambientais, que lembrou que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, que a pessoa que o prejudica pode ser multada e, dependendo do caso, pode ser presa.
O vereador Longatto, defensor do meio ambiente e do rio Piracicaba, falou da importância de se preservar a natureza, economizar água e cuidar dos animais. Ele pediu que os estudantes evitem jogar lixo nas ruas e na rede de esgoto e descreveu seu trabalho em defesa do rio Corumbataí, que desde 2000 tornou-se o principal manancial que abastece a cidade de Piracicaba.
“O ser humano é responsável por cuidar do meio ambiente e de tudo o que ele oferece. Precisamos cuidar do meio para cuidar das nossas vidas”, comentou o vereador, que acredita que só um trabalho de conscientização e a ação de cada uma das pessoas poderão reverter a situação ambiental.
Os alunos da Escola Professora Catharina Casale Padovani estavam acompanhados do professor Leandro Rogério Zampaulo, de educação especial, e das inspetoras Vanessa Silva, Antônia da Silva e Juraci Leite, e do SESI 165 dos professores Lucidio Leite Júnior, de geografia, e da professora assistente Tania Tezza.