
14 DE MARÇO DE 2011
O vereador Carlos Alberto Cavalcante, o Carlinhos (PPS), entregou na Reunião Ordinária desta segunda-feira (14) a Moção de Aplausos 19/2011, que homenageia o hospit (...)
O vereador Carlos Alberto Cavalcante, o Carlinhos (PPS), entregou na Reunião Ordinária desta segunda-feira (14) a Moção de Aplausos 19/2011, que homenageia o hospital Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba pela conquista do maior número de atendimentos realizados no 2º Mutirão do Coração do Estado de São Paulo. A Moção foi entregue ao provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão, e foi estendida ao diretor- clínico Walter Checoli, à administradora Vanda Petean e à enfermeira da medicina preventiva Maria Terezinha Queiroz de Carvalho.
“Esta Casa se sente honrada em poder entregar esta humilde Moção pelo trabalho que vocês desenvolveram com a população em se tratando da saúde pública”, disse Carlinhos.
No período de 27 de novembro a 4 de dezembro do ano passado, a Santa Casa atendeu 284 pessoas no município. O evento mobilizou 14 instituições e teve como objetivo identificar os riscos cardíacos aos quais a população está sujeita nos próximos cinco anos.
O vereador falou sobre o envolvimento e o empenho dos médicos e enfermeiros em relação aos pacientes. “Nós vemos a alegria que vocês sentem quando salvam uma vida e veem um paciente sair dali curado, e a tristeza quando um paciente vem a óbito.”
O provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão, tomou a palavra e agradeceu ao diretor clínico Walter Checoli, que, segundo ele, se pôs à frente deste trabalho juntamente com os colegas médicos Ary de Camargo Pedroso Júnior e Rui Nogueira. “É sempre uma satisfação para todos nós da Santa Casa quando fazemos algo em beneficio da população, principalmente da mais carente”, afirmou.
Pavão ainda ressaltou que só foi possível fazer os 284 atendimentos pelo esforço da equipe que se dispôs a trabalhar gratuitamente em domingos e feriados, e ainda enfatizou sobre a medicina preventiva. “Tudo que é feito com prevenção tem a possibilidade de cura mais rápida, que se pode fazer com maior tranquilidade.”
O 2º Mutirão do Coração no Estado de São Paulo foi desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, as Prefeituras de São Paulo e de Campinas e a Universidade Nove de Julho e teve a divulgação da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo.
O vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), parabenizou a equipe e o provedor da Santa Casa. “A verdade está na bíblia: Não se entrega um exército a um general que não sabe coordenar, e o general não ganha uma batalha se não tiver bons soldados”, afirmou.
HISTÓRICO DA SANTA CASA
A Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba foi fundada em 25 de dezembro de 1854 pelo comerciante português José Pinto de Almeida. Ao longo desses 156 anos, sua evolução a coloca como o maior centro hospitalar da região, com uma dinâmica que serve de exemplo para a rede hospitalar nacional, sobressaindo sua criatividade nos tempos difíceis e rápida adaptação aos avanços da medicina.
O hospital é uma das instituições de saúde mais tradicionais do Brasil, constituindo uma das estruturas mais consolidadas do sistema de hospitais de misericórdia, tradição portuguesa trazida ao Brasil pelos jesuítas e que deu início à história da atenção hospitalar à época da colonização e durante o Império.
Devido ao tempo de existência dessas instituições suas evoluções se tornaram parceiras do poder público na implantação de uma rede pública de saúde no país, o registro histórico das filantrópicas quase sempre se confunde com a evolução das regiões nas quais estão inseridas.
TEXTO: Alinne Schmidt
FOTOS: Gustavo Annunciato / MTB 58.557