PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE MAIO DE 2023

Câmara lança nova série documental: 'Fiscalização e Assessoramento'


Série traz a digitalização de fotos de diferentes locais de Piracicaba registradas durante as atividades legislativas



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Samuca Miazaki (1 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Fotógrafos Davi Negri e Fabrice Desmonts

Fotógrafos Davi Negri e Fabrice Desmonts

Roberto de Morais, Parque da Rua do Porto,1993. Fotógrafo: Davi Negri

Roberto de Morais, Parque da Rua do Porto,1993. Fotógrafo: Davi Negri

Nelson Corder, visita a Cadeia, 1993. Fotógrafo: Davi Negri

Nelson Corder, visita a Cadeia, 1993. Fotógrafo: Davi Negri

Nelson Furlan Corder, terreno Centro de Detenção,1993. Fotógrafo: Davi Negri

Nelson Furlan Corder, terreno Centro de Detenção,1993. Fotógrafo: Davi Negri

Egidio Mauro, ponte de Ártemis,1994. Fotógrafo Davi Negri

Egidio Mauro, ponte de Ártemis,1994. Fotógrafo Davi Negri

Egidio Mauro, Matadouro Municipal, 1995. Fotógrafo: Fabrice Desmonts

Egidio Mauro, Matadouro Municipal, 1995. Fotógrafo: Fabrice Desmonts
Foto: Samuca Miazaki Salvar imagem em alta resolução

Fotógrafos Davi Negri e Fabrice Desmonts



A nova série documental da Câmara Municipal de Piracicaba, "Fiscalização e Assessoramento", traz, em sua plataforma de acervo histórico, fotos que passaram pelo processo de digitalização, realizado por meio de negativos obtidos por uma scanner. O acervo da Casa possui um incontável número de registros fotográficos em formato negativo que se encontram inacessíveis. Os registros foram captados pelos fotógrafos Davi Negri e Fabrice Desmonts, que auxiliaram na identificação das imagens.

A série "Fiscalização e Assessoramento" conta, através de imagens, as atividades desempenhadas pelos vereadores, que têm como funções fiscalizar a administração e e sugerir medidas de interesse público ao Executivo através das chamadas indicações. As atividades requer visitas a diferentes pontos da cidade, o que gera, um acervo fotográfico que mostra o município em diferentes momentos de sua história. Dividida em cinco subséries, "Fiscalização e Assessoramento", conta em seu lançamento na plataforma  Atom, a história de cinco pontos da cidade.

Em 1993, o Parque da Rua do Porto, criado na década de 80 pelo ex-prefeito João Hermann Neto, o projeto fazia parte do Programa de Embelezamento de Piracicaba (PEP). Os registros captados pelo olhar do fotógrafo Davi Negri, mostra a visita do ex-vereador, Roberto Turchi de Morais. O local está localizado ao lado da Rua do Porto e proximidades da Prefeitura Municipal.

Em 15 de março de 1993, a cadeia e centro de detenção provisória, localizado na rua São José, 260, recebeu a visita do ex-vereador e presidente da Câmara, Nelson Corder, e demais autoridades. Atualmente, o local funciona como Centro de Ressocialização Feminina, denominado Carlos Sidnes de Souza Cantarelli. Em maio do mesmo ano, Nelson Corder visitou o terreno onde futuramente seria construído o Centro de Detenção "Nelson Furlan", localizado na rodovia que liga os municípios de Piracicaba e Limeira. Nelson Furlan, doador do terreno, aparece nos registros fotográficos, junto ao ex-delegado seccional Sérgio Dias Bastos.

O distrito de Ártemis, em 1994, recebeu a visita do ex-vereador Egidio Mauro Filho, em um momento de uma possível vistoria no local. Egidio era ligado às questões envolvendo o rio Piracicaba à Ártemis e foi representante da Associação dos Moradores. Em um registro de doze fotos, podem ser observados os detalhes da av. Fioravantre Cenedese, cercada por eucaliptos à época e a Ponte de Ferro “Joaquim Nunes”, patrimônio histórico da cidade, inaugurada em 1915, tombada em 1991 pelo Codepac.

Em 1995, Egídio visita o Matadouro Municipal, um marco do pioneirismo piracicabano, com projeto de Octávio Teixeira Mendes. Sua construção foi finalizada em 1913 e desativado em 1975. O local foi utilizado como entreposto de abastecimento de gêneros alimentícios até o ano de 1985, servindo posteriormente como deposito e teve seu estado de conservação cada vez mais precário. Nas imagens, podem ser vistas o edifício do Matadouro em estado de abandono e degradação. Tal situação só mudou em 2003, com a recuperação do prédio por iniciativa do hoje extinta Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba).

Atom ( Access to memory) é um sistema de descrição arquivística de código aberto criado pelo Conselho Internacional de Arquivos, através do qual o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara disponibiliza itens do acervo histórico da Casa de Leis. Para conhecer o Acervo Histórico da Câmara Municipal de Piracicaba, basta clicar no link



Texto:  Elisandra C. de Campos
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Achados do Arquivo Documentação

Notícias relacionadas