PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 10 DE JUNHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

05 DE JUNHO DE 2012

Câmara homenageia policial que evitou morte de criança


A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) reservou parte do expediente da reunião ordinária de ontem ( (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Emerson Pigosso - MTB 36.356 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Emerson Pigosso - MTB 36.356 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Emerson Pigosso - MTB 36.356 Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) reservou parte do expediente da reunião ordinária de ontem (4) para realizar ato solene na entrega de Moção de Aplausos (49/12) ao Policial Militar – Soldado Ailton Donizete dos Santos Luciano, por ter orientado via telefone a senhora Iolanda Jussara da Silva a salvar sua filha de 2 (dois) meses que estava engasgando. Na entrega da comenda, o vereador Paiva destacou o privilégio da Câmara em homenagear um homem da qualidade do soldado Santos, destacando o princípio fundamental da Polícia Militar em salvar vidas. O soldado Santos agradeceu a oportunidade de estar na Câmara e destacou que acima de tudo está o seu juramento perante a Corporação. E, reforçou o compromisso do polícial militar atuar 24 horas por dia na proteção da vida.

A consideração é que o soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Ailton Donizete dos Santos Luciano, mais conhecido como soldado Santos, precisou somente de dois minutos para orientar a senhora Iolanda Jussara da Silva, que viu sua filha de dois meses parar de respirar após engasgar-se com leite.

Alertada pelo filho de 12 anos, Jonatan, que percebeu que a pequena Isabele estava jorrando leite pelo nariz, a mãe Iolanda Jussara da Silva, pediu para que filho entrasse em contato com 190 da Polícia Militar. Iolanda foi atendida pelo soldado Santos, que com muita boa vontade e acreditando que não era trote, fez um atendimento heroico.

O soldado Santos orientou a mãe seguindo os passos da Manobra de Heimlich. Trata-se de um método pré-hospitalar usado para salvar pessoas engasgadas ou afogadas. O objetivo é desobstruir as vias aéreas induzindo uma tosse artificial. A técnica varia de acordo com idade da vítima.

Segundo o soldado Santos na entrevista fornecida ao Jornal de Piracicaba, do dia 24 de maio de 2012, o primeiro passo neste tipo de atendimento é de acalmar a pessoa que está do outro lado da linha. Normalmente, a mãe fica em pânico e isso impede de raciocinar.

"Por isso, que a intervenção de alguém que tem o preparo para fazer o primeiro atendimento é de suma importância. ´É muito bom saber que posso contar com o apoio da Polícia Militar. Agradeço do fundo meu coração pela ajuda que o soldado Santos me deu´, declarou a senhora Iolanda Jussara da Silva", destacou o parlamentar no teor da Moção.


Martim Vieira Mtb 21.939
Foto: Emerson Pigoso Mtb 36.356



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Homenagem José Paiva

Notícias relacionadas