PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 20 DE JUNHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

25 DE FEVEREIRO DE 2011

Câmara homenageia e reverencia a memória de esportistas


A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Walter Ferreira da Silva, o Pira (PPS) promoveu reunião solene na noite desta sexta-feira (25/02/2 (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Walter Ferreira da Silva, o Pira (PPS) promoveu reunião solene na noite desta sexta-feira (25/02/2011) para entregar o Título de Piracicabanus Praeclarus aos esportistas Idiarte Massariol (88) e, reverenciar a memória de Vicente Naval Filho, que também recebeu a titulação, em homenagem Post Mortem. O evento aconteceu no salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges", às 19h30, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 08 da Net e pela Internet, no endereço eletrônico camarapiracicaba.sp.gov.br  Autoridades, esportistas, representantes de entidades, amigos e familares dos laureados compareceram na solenidade.


Na composição da mesa diretiva dos trabalhos, o presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, João Manoel dos Santos (PTB); o representante do prefeito municipal de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB), secretário municipal de Esportes, Pedro Antonio de Mello; o vereador Walter Ferreira da Silva; o deputado estadual Roberto Morais (PPS); o presidente do Esporte Clube XV de Novembro, Luiz Roberto Lordello Beltrame e, também o vice-presidente do Clube, Rubens do Canto Braga; Monsenhor Jorge Simão Miguel, que também fez a leitura bíblica na abertura da solenidade; o presidente da Emdhap, Walter de Godoy e o representante do presidente da ACIPI, o gerente Sérgio Furtuoso. 


Para ocupar o lugar de honra na solenidade, Idiarte Massariol foi representado por seu filho, José Eduardo Massariol, acompanhado de seus irmãos: Paulo e Silva Massariol. E, a esposa de Vicente Naval, Teresinha Carraro Naval, acompanhada de seus filhos: Vicente Antonio e José Fernando Naval. Os vereadores Andre Bandeira e Márcia Pacheco, ambos do PSDB justificaram ausência na solenidade.


Iniciando o uso da palavra, o vice-presidente do Esporte Clube XV de Novembro, Rubens Leite do Canto Braga destacou a importância de se homenagear os esportistas, ressaltando a trajetória individual "destes monstros sagrados do esporte piracicabano", passando por datas e momentos históricos, na conquista de campeonatos e, considerando na atualidade, quando o técnico da seleção brasileira destinou olheiros para observar o potencial da região.


O deputado estadual Roberto Morais reforçou o papel da Câmara, quando em 1993 iniciou sua trajetória política, culminando na ocupação de uma vaga na Assembleia Legislativa paulista. Também falou  da iniciativa do vereador Pira na escolha das homenagens, e recordou a década de 70, se referindo à família de Gatão, na época em que estudava na Escola Gerônimo Galo. Roberto também falou do motivo de orgulho, na condição  de Piracicaba lançar a pedra fundamental da Hyundai, que atuará na geração de mais de quatro mil empregos. 


O secretário municipal de Esportes, Pedro Mello estendeu as felicitações do prefeito Barjas Negri pelas homenagens e, considerou as qualidades dos atletas contemplados. Também falou do amor e da lealdade, que eram marcas consistentes dos dois atletas, do compromisso que tinham com a torcida, além da ética que mantinham também fora do clube, com familiares e amigos, sendo pessoas que servem de exemplo de vida.


O presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, João Manoel dos Santos reiterou as considerações sobre o legado dos atletas, passando pela fala do deputado Roberto Morais ao resgatar o significado dos títulos conferidos pela Câmara. Também reportou-se à década de 60 para registrar o crescimento da cidade até os dias de hoje, por receber a Hyundai. Segundo João Manoel, o dicionário Aurélio define como Praeclarus, um cidadão brilhante, notável, nobre e belo, dentre outras qualidades que podem ser conferidas aos dois cidadãos ora laureados. Disse que a Câmara teve a grata satisfação na aprovação do projeto proposto pelo vereador Pira, o que marca com brilhantismo, com beleza ímpar o nome de Piracicaba, sendo que é a cidade que reconhece a história destes cidadãos.


A sequencia da solenidade reservou espaço para apresentação de um vídeo sobre os homenageados, com depoimentos de familiares, amigos e esportistas que acompanharam suas tragetórias de vida. Nas palavras do jornalista Cecílio Elias Neto, o destaque é pelo sangue suor e lágrimas para mostrar a garra destes atletas, que representam verdadeiros heróis para Piracicaba.


O autor da solenidade, o vereador Pira, na utilização da palavra enfatizou a condição de ter feito a propositura, lembrando que a homenagem é da Câmara e de todo o povo piracicabano. E, se dirigiu ao presidente do XV para registrar a divisão de 1947 até 2011, e mostrar que a história de Piracicaba começa com estes dois monstros sagrados. Também estendeu a homenagem a todos os atletas que na época registraram o maior time da história. Citou que é comum o povo dizer que o seu maior patrimônio é o XV, sendo que são estes jogadores, do time de 1949.


Pira lembrou que a cidade é conhecida pelo mérito destes jogadores, sendo que o time só começou a existir a partir deste time de 1948. Pira falou da importância de Gatão, passando por sua atuação além de jogador e dirigente, o que ajudou o time a subir, com o lema de fazer o melhor. Disse que pegou o Gatão jogando no fim de carreira. Se referiu à uma partida entre XV e Santos. E, falou deste jogo, onde Gatão era o técnico. Disse que estava 2 a 1 no primeiro tempo, quando caiu a medalinha de Pelé. Citou que Gatão ficou louco com Biguá, por procurar a correntinha do Rei, sendo que o Santos virou por 7 a 2, em jogo histórico da cidade.


Segundo Pira o  Gatão foi o maior artilheiro do XV, em 50 e 51, sendo que em 52 foi para o Corinthians, além de passar pela Ponte Preta, e retornar ao XV. Pira também destacou o papel das mulheres na vida destes atletas, e considerou que os dois foram os maiores esportistas de toda cidade, pela história que fizeram, estando um pouco abaixo deles, o Pecente, outro monstro sagrado de Piracicaba, com destaque no basquete.


Com relação à Idiarte, reiterou os 19 anos de dedicação ao XV, o que só equipara a Rogério
Ceni. "Foi um maravilhoso jogador, em reconhecimento à que a cidade dizia, sendo os dois maiores nomes. Nunca se viu falar que um foi melhor que outro, sendo que os dois foram absolutamente iguais", disse. E, para finalizar fez a leitura de uma crônica, do jornalista Cecílio Elias Neto em homenagem aos esportistas.


Na concessão do Título de Piracicabanus Praeclarus à Idiarte Massariol, representado por seu filho, José Eduardo Massariol, acompanhado por seus irmãos, Paulo e Silvana Massariol, o vereador Pira conferiu a homenagem. O deputado estadual Roberto Morais, representando a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo também reverenciou o laureado.


O secretário Municipal de Esportes, Pedro Mello conferiu a Medalha de Mérito Esportivo aos contemplados da noite, com destaque por tudo aquilo que estes esportistas representaram e ainda representam para o esporte piracicabano. Por toda história e trajetória, na defesa do glorioso Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, o atual presidente do Clube, Luiz Roberto Lordello Beltrame também prestou homenagem à Idiarte Massariol, através de seus familiares.


O autor da solenidade, o vereador Pira também registrou a admiração e respeito que sempre teve com o homenageado, sendo que para tanto fez questão de prestar a homenagem não só como vereador, mas também  como um grande admirador da invejável carreira futebolística de seu amigo Idiarte Massariol.

O articulista do Jornal A Tribuna Artêmio Lello, também prestou uma homenagem aos familiares de Idiarte, com destaque à elaboração de crônicas. Na representação de seu pai, José Eduardo Massariol falou da Tribuna de Honra da Câmara para registrar o legado histórico que este cidadão deixou na vida esportiva.


E, para receber o Título de Piracicabanus Praeclarus, Teresinha Carraro Naval, esposa do saudoso Vicente Naval Filho, acompanhada por seus filhos, Vicente Antonio e José Fernando Naval, recebram a comenda da Câmara das mãos do vereador Pira, seguido pelo deputado Roberto Morais, em  nome da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O secretário municipal de Esportes, Pedro Mello também fez a entrega da Medalha de Mérito Esportivo aos represetantes dos familiares do esportista. E, o vereador Pira também homenageou os familiares de Gatão, na entrega de uma placa com dizeres que evidenciam o legado dos esportistas. Artêmio de Lello também prestou homenagem à Gatão, com uma seleção de crônicas.

 


Finalizando as homenagens, o público presente e quem acompanhou a solenidade teve a oportunidade de ouvir a neta Ariane Ranieiro Naval, que falou da atuação de Gatão, mostrando sua convivência em família e  seu exemplo de luta até quando deu o seu último adeus.

 

Terezinha Carraro Naval, representando seu esposo Vicente Naval Filho falou da imensa alegria de participar da homenagem aos dois esportistas, sendo exemplos de atletas, cidadãos, que honraram e dignificaram a cidade. Na condição de esposa de Gatão disse que ele perdou os pais quando criança, sendo que como pai foi excelente, muito cuidadoso com os filhos, no incentivo aos estudos e esportes, como esposo, fiel companheiro de todas as horas, sempre preocupado com o bem da família. Em nome da família expressou gratidão a todos, autoridades, mas especialmente ao vereador Pira que projetou todo acontecimento. Rogou que Deus o abençoe e a todos aqueles que trabalham pela cidade.

 


Idiarte Massariol


(O Xerife quinzista de todos os tempos)


Começou a jogar no XV no final dos anos 30 e ficou por aproximadamente 20 anos. Os arquivos de Rocha Netto registram que Idiarte atuou com a camisa preta e branca, de 1939 a 1958. No total, nada menos de 524 partidas, em que marcou 58 gols, média que parece pequena, mas é bom lembrar que ele atuou a maior parte da carreira na defesa. Muito antes de virar moda zagueiro ir para o ataque. Idiarte Massariol era o que se chama de jogador polivalente.


Com fama de nervoso, Idiarte prefere destacar em sua carreira as vitórias importantes. Para ele um dos jogos mais emocionantes foi quando o XV foi campeão do interior, jogando no Parque Antártica, em 13 de fevereiro de 1949.

 

Idiarte começou no XV ainda no time infantil, em 1934, ao lado de Rabeca e Pedrinho Fidélis. Em 1938, ele já era figura destacada da Liga Esportiva Piracicabana de Estudantes, e no mesmo ano estreou no Campeonato Regional Amador.

 


Vicente Naval Filho (Gatão) (Pós Mortem)


"Como craque, tudo pelo XV. Como cidadão, tudo por Piracicaba e minha família"


Batizado na Matriz de Bom Jesus, em 1928, foi revelação precoce de futebolista invulgar, atacante espetacular e perigoso, surgido nos infantis piracicabanos, ainda jovem, integrou o quadro de profissionais do XV de Novembro, o primeiro Clube do interior a escalar a "muralha chinesa" do profissionalismo estadual.


Integrando o profissionalismo, tornou-se um dos mais consagrados elementos de sua posição. Visando pelos "grandes" da capital, acabou cedido ao Corinthians, astingindo assim o estrelato máximo, pois contribuiu, decisivamente, para que aquele clube conquistasse o campeonato em 1952, e com ele excursionou pela Europa.


Jogou durante 10 anos no XV, onde ele diz que o melhor quadro foi o de 1948/1949, do qual fez parte e que conquistou o título de campeão profissional do interior, ingressando nos jogos de campeonato da Primeira Divisão.

 


Martim Vieira Mtb 21.939

Fotos: Davi Negri Mtb 20.499



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Homenagem Walter Ferreira

Notícias relacionadas