
09 DE JUNHO DE 2009
A Câmara de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador João Manoel dos Santos (PTB) de acordo com o Decreto Legislativo 21/04 realizou na noite desta terça-feira ( (...)
A Câmara de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador João Manoel dos Santos (PTB) de acordo com o Decreto Legislativo 21/04 realizou na noite desta terça-feira (09), às 19h30 a solenidade que marca na cidade a entrega do Prêmio Rocha Netto de Esporte/2009 onde foram contemplados os esportistas: Rubens Leite do Canto Braga, acompanhado de sua esposa, Maria Cleusa Gatti e João Almeida Faggioni, o Foca, acompanhado de sua esposa, Maria Cecília Ferragut Faggioni.
Na formação da Mesa Diretiva da solenidade, o presidente da Câmara, José Aparecido Longatto (PSDB); o representante do prefeito municipal Barjas Negri (PSDB), o secretário municipal de Esportes, Pedro Mello; autor da solenidade, o vereador João Manoel dos Santos (PTB); o representante da OAB-SP, 8.a Subseção Piracicaba, Silvino Aparecido Inocêncio; o presidente da Associação dos Clubes Esportivos e Sociais de Piracicaba - ACESEP, Omir José Lourenço, que também é o secretário municipal de Turismo; além do presidente do Panathlon Clube de Piracicaba, João Francisco Rodrigues de Godoy, e Luiz André Filho, diretor do Clube de Campo de Piracicaba; bem como o filho de Rocha Netto, Delphin Rocha Netto.
A trajetória de vida de Rocha Netto foi apresentada em vídeo, que procurou explorar o seu acervo pessoal, com destaque aos grandes ídolos do futebol como Pelé, Leônidas e Frienden Richt. Além da inserção documental sobre o XV de Novembro de Piracicaba.
O secretário municipal de Turismo, Omir José Lourenço falou em nome do prefeito de Piracicaba Barjas Negri (PSDB) e, disse da satisfação em participar de uma solenidade onde se homenageia esportistas da categoria de Rubens Braga e João Almeida; bem como destacou o papel da Associação dos Clubes Esportivos e Sociais de Piracicaba, com os seus mais de 50 mil associados.
Já o autor da solenidade, o vereador João Manoel dos Santos (PTB) discorreu sobre o legado de Rocha Netto, num trabalho sério, que soube fazer na semeadura de atividades que envolveu a comunidade de bairros, por intermédio dos campeonatos. João Manoel finalizou suas considerações ressaltando que o homem se torna eterno quando o seu trabalho permanece.
O presidente da Câmara, José Aparecido Longatto, bem como o representante do prefeito Barjas Negri, Pedro Mello, destacaram a importãncia da solenidade em homenagear pessoas que se destacam no cenário esportivo.
A Banda da Guarda Mirim garantiu a parte cultural da solenidade, que também contou com a exibição de um vídeo especial, sobre os homenageados, focando a realização do esporte coletivo e da categoria individual.
Os homenageados da noite, Rubens Leite do Canto Braga e João Almeida Fraggione, o Foca, falaram da satisfação em receber um prêmio que faz alusão ao esportista Rocha Netto. Também discorreu sobre suas carreiras de esportista, e da preocupação em repassar um pouco do que aprenderam às futuras gerações.
Homenageados:
Rubens Leite do Canto Braga, nasceu em 1929. Filho de Ermani Leite do Canto Braga e Maria Ferraz der Toledo Braga, é casado com Maria Cleusa Gatti Braga, com quem tem cinco filhos e oito netos. Formado em Educação Física pela USP, em 1952, se especializou em Técnicas Esportivas, em 1956, também pela USP e, fez Mestrado em Educação, na UNIMEP, em 1990.
Iniciou sua carreira profissional na cidade de São Paulo, como Árbitro da Federação Paulista de Voleibol, Basquetebol e Atletismo. Também trabalhou como Secretário Geral da Federação Paulista de Voleibol. Atleta militante das equipes de Voleibol: Espéria, Tietê, São Paulo e Paulistano, no campeonato Paulista. Técnico de Voleibol dos clubes: Harmonia Tênis Clube, E. C. Pinheiros e E. C. Sírio. Técnico e Presidente da equipe de Atletismo C. A. Tatuzinho, técnico de futebol, volei e basquete, do XV de Novembro de Piracicaba, entre outras importantes atividades no ramo esportivo.
Rubens Braga, também foi secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras. Presidente do Panathlon Club de Piracicaba. É o atual vice-presidente da Guarda Mirim de Piracicaba e atleta de basquetebol veterano, integrante da seleção paulista, na categoria acima dos 70 anos.
João Almeida Faggione, o Foca
Começou a nadas aos 14 anos, no Clube de Campo de Piracicaba, em 1955. Participou com a seleção brasileira, nos jogos Pan Americanos. Foi destaque nos jogos abertos do interior. Campeão durante 11 anos consecutivos, nos jogos abertos e regionais, com a prova de 100 metros borboleta, e venceu o campeonato Sulamericano em Mar Del Plata, na Argentina, na categoria 50 metros borboleta.
Bateu 17 recordes paulistas, em competições na piscina do Pacaembu, em 1959 e, em 1974, nadou pela última vez como profissional.
Foca conquistou um total de 1200 medalhas e conquistou 190 troféus, nestes 54 anos de braçadas. Atualmente trabalha como salva-vidas, no CPP, há 13 anos, participa de provas de natação em jogos da 3.a idade e treina diariamente para alcançar a melhor performance possível nos jogos regionais do Idoso, em outubro, em Bragança Paulista e, em novembro, em Piracicaba, nos Jogos Regionais do Idoso, fase estadual.
MARTIM VIEIRA MTB 21.939
FOTOS: DAVI NEGRI MTB 20.499