PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE MARÇO DE 2023

Câmara disponibiliza fotos da visita do secretário Raphael Noschese


Câmara disponibilizou em seu acervo histórico digital fotos da visita a Piracicaba, realizada provavelmente em 1966, do Secretário dos Negócios da Economia e Planejamento



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Samuca Miazaki (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Fotografias podem ser acessadas no sistema Atom

Fotografias podem ser acessadas no sistema Atom
Foto: Samuca Miazaki (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Arquivista Dayane Cristina Soldan

Arquivista Dayane Cristina Soldan
Foto: Samuca Miazaki (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Equipe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo

Equipe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
Foto: Samuca Miazaki Salvar imagem em alta resolução

Fotografias podem ser acessadas no sistema Atom



As fotos da visita do então Secretário do Estado dos Negócios da Economia e Planejamento, Raphael de Souza Noschese, provavelmente ocorrida em 1966, foram disponibilizadas ao público no site da Câmara Municipal de Piracicaba.

O material foi separado, identificado e digitalizado pelo Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Casa em uma série composta por 21 fotografias que podem ser acessados pelo link https://documentacao.camarapiracicaba.sp.gov.br/index.php/visita-secretario-noschese.

Pelas imagens é possível constatar a passagem do secretário e de diversas autoridades por diferentes locais em Piracicaba, como a Câmara Municipal, o Salão de Belas Artes, as instalações da empresa D’Abronzo Sociedade Anônima, responsável pela fabricação da aguardente “Caninha Tatuzinho”, e também a visita a uma indústria, possivelmente a Mausa S/A.

Dentre as autoridades e civis identificados nas fotografias estão o deputado Domingos José Aldrovandi, o presidente da Câmara Francisco Antônio Coelho, o professor Archimedes Dutra, o ministro da agricultura, Hugo de Almeida Leme, o pintor Alberto Thomazi, o subtenente Elias Domingos da Silva, o vice-prefeito Nélio Ferraz de Arruda e o prefeito Luciano Guidotti.

De acordo com a arquivista Dayane Cristina Soldan, a série reflete uma das maiores dificuldades no trabalho com iconografias: a identificação. Como não há nenhuma marcação ou inscrição nas imagens, o processo de descrição contou apenas com a memória e com o conhecimento de um dos grandes colaborados do arquivo da Câmara, o ex-vereador Antônio Messias Galdino, que analisou as fotografias juntamente com a equipe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo. “Esse é um dos motivos de não se ter uma datação exata para o evento ocorrido, ou mais informações sobre o mesmo”, afirmou.

A arquivista relatou que a qualidade das imagens foi mantida mediante conservação, com a utilização do plástico polietileno, que ajuda a preservar o material a longo prazo. “Com a temperatura e umidade adequada, essas fotos se mantêm por muito mais tempo, devido a esse processo técnico de conservação e preservação”, explicou a arquivista.

Atom – O Access to memory (Atom) é um sistema de descrição arquivística de código aberto criado pelo Conselho Internacional de Arquivos, através do qual o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara disponibiliza itens do acervo histórico da Casa de Leis.

Com as novas inclusões, o acervo online histórico da Câmara Municipal de Piracicaba passa a contar com mais de 2.500 itens documentais, digitalizados, identificados e descritos, para acesso da população.

O sistema Atom pode ser acessado através do link https://documentacao.camarapiracicaba.sp.gov.br/index.php/.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Achados do Arquivo Documentação

Notícias relacionadas