
01 DE MARÇO DE 2018
Projeto de lei foi analisado em sessões extras; pauta da reunião ordinária desta quinta foi adiada por causa de sua publicação errada no Diário Oficial do Município.
Visão geral do plenário "Francisco Antonio Coelho" durantes as reuniões desta quinta-feira
A Câmara de Vereadores de Piracicaba autorizou o município a celebrar convênio com o governo do Estado para o recebimento de R$ 5 milhões que serão aplicados na recuperação de um trecho de quatro quilômetros da via de acesso SPA-155/308, que liga a rodovia do Açúcar (SP-308) à Cornélio Pires (SP-155) e é conhecida como "estrada do Ceasa".
O projeto de lei 57/2018, de autoria do Executivo, foi aprovado em segunda discussão após duas sessões extraordinárias realizadas na noite desta quinta-feira (1º). Antes, pela 8ª reunião ordinária do ano, somente um requerimento de urgência, o de número 153/2018, foi aprovado, já que a íntegra da pauta da Ordem do Dia original foi adiada.
O motivo foi o erro ocorrido na publicação dela no Diário Oficial do Município, um dos dois meios de transparência pelos quais a população pode conferir o documento legislativo (o outro é o sistema Siave, no site da Câmara): em vez de ser reproduzida a pauta da 8ª reunião ordinária de 2018, foi publicada a da 8ª reunião ordinária de 2015, ocorrida em 2 de março daquele ano.
Para não correr o risco de ter a votação da pauta desta quinta-feira posteriormente contestada judicialmente, o presidente da Câmara, Matheus Erler (PTB), propôs adiá-la para a próxima segunda-feira (5), o que foi acatado pelo plenário.
"Houve um equívoco na publicação do Diário Oficial: para que não seja aventada nenhuma possibilidade de eventual cancelamento de um projeto aprovado, vou adiar a pauta integral desta noite para a próxima segunda-feira. Peço vênia a todos os vereadores pelo equívoco cometido. Não podemos votar a pauta de hoje; ela volta na segunda-feira", disse Erler.
Durante a reunião ordinária, foi comunicado o afastamento, por motivos médicos, do vereador Paulo Campos (PSD) pelos próximos 30 dias. Em seu lugar, tomará posse, em ato que ocorrerá na sala da Presidência na manhã desta sexta-feira (2), o suplente José Francisco Roncato, o Chico Roncato (PSD).
Nascido em São Pedro (SP), em 11 de novembro de 1954, Chico Roncato tem 63 anos, é casado, possui o ensino fundamental completo e já trabalhou na Câmara como assessor parlamentar. Recebeu 697 votos nas eleições de 2016, sendo o primeiro suplente do PSD, partido que conquistou uma cadeira na Câmara com a eleição de Paulo Campos.