PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE ABRIL DE 2024

Câmara analisa revogação de lei que proíbe uso de celulares em bancos


Propositura que busca revogar lei de 2015 deve ser apreciada na noite desta quinta-feira (4), na 17ª Reunião Ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

As reuniões ordinárias da Câmara podem ser acompanhadas da galeria do Plenário "Francisco Antonio Coelho", com entrada pela rua Alferes José Caetano, 834, centro



A revogação de uma lei municipal de 2015 que proíbe o uso de aparelhos de telefonia móvel no interior das instituições bancárias deve ser debatida pelos vereadores da Câmara Municipal de Piracicaba na noite de quinta-feira (4), na 17ª Reunião Ordinária.

A revogação é proposta pelo vereador Thiago Ribeiro (PRD) por meio do projeto de lei 03/2024, uma das 14 proposituras que compõem a Pauta da Ordem do Dia.

Na justificativa, o autor do projeto argumenta que “o mundo sofreu mudanças significativas, principalmente devido à pandemia de COVID-19”, e que a pandemia “acelerou a digitalização dos serviços e a dependência de dispositivos móveis para uma ampla gama de atividades diárias”. 

Ainda de acordo com o vereador, “em uma era onde os aplicativos bancários e as carteiras digitais são amplamente utilizados, a proibição do uso de celulares dentro de bancos torna-se um impedimento para a realização de transações financeiras eficientes e seguras. Além disso, a possibilidade de comunicação imediata em caso de emergência é crucial para a segurança dos usuários das instituições bancárias”.

Thiago Ribeiro também pondera que a ideia da proibição dos celulares nas agências bancárias, à época do advento da lei 8.238/15, fundamentava-se na busca por mais segurança aos clientes, “prevenindo atividades criminosas facilitadas pelo uso de celulares”. 

No entanto, continua o vereador, “com os avanços tecnológicos e medidas de segurança mais eficientes implementadas pelas instituições bancárias, é necessário reavaliar essa proibição, garantindo que a segurança possa ser mantida sem a necessidade de restringir o uso de dispositivos móveis”.

A propositura, que será apreciada em primeira discussão, recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) da Casa.

Temporizadores em semáforos - Os parlamentares devem igualmente apreciar na noite desta quinta-feira o projeto de lei 28/2024, também em primeira discussão, de autoria de Laércio Trevisan Jr. (PL), que propõe a “obrigatoriedade da instalação de temporizadores nos principais semáforos e cruzamentos, especialmente naqueles equipados com radares de controle de velocidade e avanço de sinal, no Município de Piracicaba, com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito, prevenir acidentes e proporcionar maior segurança aos motoristas e pedestres”. 

A propositura, que segue com substitutivo, recebeu pareceres favoráveis da CLJR, da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas, e da Comissão de Finanças e Orçamento.

O projeto prevê que os semáforos sejam equipados com “temporizadores visíveis aos condutores”, capazes de informar aos condutores “o tempo restante para a mudança de sinal, indicando claramente quando o semáforo passará de verde para amarelo e de amarelo para vermelho”.

Laércio Trevisan Jr., ao justificar a propositura, argumenta que medida já é adotada por diversos municípios brasileiros, “com sucesso”, e que ela se coaduna “com os princípios da segurança viária estabelecidos no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), tais como a prevenção de acidentes e a proteção da vida”. 

Ele ainda pontua que a instalação de temporizadores “não apenas proporciona uma transição mais suave entre os sinais luminosos, mas também reduz a incidência de infrações e colisões, uma vez que os condutores terão uma visualização clara do tempo restante para cada fase do semáforo”. 

Outras proposituras - Além das duas proposituras, os vereadores devem também apreciar o projeto de lei 22/2024, já em segunda discussão, de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, que busca instituir em lei o Programa Movimentação Cultural. Há ainda em pauta 11 requerimentos sobre temas diversos.

A tribuna popular da 17ª Reunião Ordinária deve receber três oradores: Andreza Goes Soares está inscrita para falar do tema “Um retrato das necessidades dos moradores da região do Bairro Campestre. Problemas de trânsito e infraestrutura, transporte público e muito mais”; Pedro Henrique Vilas Boas Leopoldino para discorrer sobre o tema “Gestão trabalho sério. Eleição 2024”; e Silas Ribeiro Ferreira está inscrito para falar sobre a “Saúde Pública”.

As sessões camarárias acontecem no Plenário "Francisco Antonio Coelho", às segundas e quintas-feiras, a partir das 19 horas, e são transmitidas ao vivo pela TV Câmara (sintonizada nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, no site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv, nos perfis no Facebook, no YouTube e pela Rádio Câmara Web). A Rádio Educativa 105,9 FM também transmite as reuniões camarárias, ao vivo, a partir das 20 horas.



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212


Reunião Ordinária

Notícias relacionadas