PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE NOVEMBRO DE 2012

Bairro Santa Olímpia é homenageado pelos 120 de fundação


Conforme propositura do vereador José Pedro Leite da Silva (PR), foi realizada na noite da última sexta-feira (23/11), Reunião Solene em comemoração aos 120 anos do (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 Salvar imagem em alta resolução


Conforme propositura do vereador José Pedro Leite da Silva (PR), foi realizada na noite da última sexta-feira (23/11), Reunião Solene em comemoração aos 120 anos do bairro Santa Olímpia, Comunidade Trentino - Tirolesa fundada em 1892.

Estiveram presentes na solenidade a Secretária Municipal de Turismo Rosemeire Massarutto,  representando o prefeito Barjas Negri; o Deputado Estadual  Roberto Morais; presidente do Circolo Trentino di Santa Olímpia, Ivan Correr; presidente da Associação de Santa Olímpia, Milton Stenico; o representante do Consulado Italiano de São Paulo, Grazio Calicchio; presidente da Federação dos Circolos Trentinos do Brasil, Iracema Moser Cani; pároco Daniel Stenico; Fondazione Opera Campana dei caduti di Rovereto, Morena Berti; presidente da Associazione Tretini nel Mondo, Alberto Tafner, o deputado da Província Autônoma di Trento, Luigi Chiochetti e o vereador Dirceu Alves da Silva (PPS).

Ao fazer o uso da palavra as autoridades falaram da importância do bairro,  conhecido em razão de suas características tradicionais e  culturais,  as quais são de suma importância tanto para Piracicaba quanto para o Estado de São Paulo. Eles também ressaltaram o esforço da comunidade em manter as tradições e passá-las para próximas gerações.

Durante a solenidade foram homenageados os moradores do bairro com mais de 80 anos e a mais jovem moradora da comunidade, a recém nascida Valentina Stenico Degasperi, fazendo um elo ligando o presente e o passado.

Também houve a apresentação do Coro Stella Alpina e do Coro Infantil Va Pensiero, que interpretaram a música Mérica Mérica, os hinos Nacional, Trentino, Piracicaba, de Santa Olímpia e do Imigrante, respectivamente.

Santa Olímpia

O bairro Santa Olímpia,  é um pequeno pedaço do Trentino no Brasil. Fundado por imigrantes tiroleses no final do século XIX, mantém viva a memória e as tradições dos pioneiros, através do folclore, da gastronomia, das festas típicas e do modo de viver e falar de seus moradores.

A primeira impressão de alguém que chega ao pequeno bairro rural de Santa Olímpia é a de ter encontrado em meio ao verde da paisagem uma pequena aldeia de montanha: uma igreja central, rodeada por uma ampla e tranqüila praça, enfeitada com belas flores e verdes árvores; logo ao lado é possível ver as pequenas e estreitas ruas, como aquelas das aldeias européias, com janelas e portas que dão diretamente para a rua.

Esta bela e romântica aparência também reflete o modo de viver de seus habitantes, gente simples e muito alegre, que mantém em terras paulistas a sinceridade e hospitalidades dos tiroleses.

A  belíssima Igreja central, em honra à Imaculada Conceição, garante à paisagem um aspecto de aldeia medieval, fazendo do bairro um cartão postal para o visitante. Junto à praça é possível ouvir entre uma conversa e outra o dialeto ítalo-tirolês, ainda falado pelos habitantes do local, e não apenas pelos mais velhos, mas também por alguns jovens e crianças, preservando com muita estima a língua de seus antepassados.

Outra característica de seus habitantes é a profunda religiosidade católica, sinal de amor e gratidão pelos benefícios que os imigrantes tiroleses encontraram no Brasil. O "escadão" ao lado da igreja é uma antiga tradição arquitetônica, uma das poucas escadarias para as procissões da vias sacras ainda existentes no mundo. Construído em 1945, a grande escadaria possui 90 degraus, divididos em 15 lances de escada, um para cada estação da Via Sacra.

O aspecto pacato do Bairro Santa Olímpia não limita a alegria de seus habitantes, e, assim, seus morador mantém atividades culturais como um grupo folclórico com mais de 110 integrantes, três corais, grupo teatral típico e pequenas bandas musicais.

A sede da Associação de moradores de Santa Olímpia é a mais antiga casa colonial do bairro, datada do início do século XX, e que serviu em outras épocas como locais de encontros importantes e festas. No mesmo local funciona o Centro Histórico-Cultural, que possui um pequeno museu com objetos pertencentes aos pioneiros do bairro. Ali é possível descobrir o modo de vida dos primeiros colonos trentinos.

Saídos do Trentino (Tirol italiano), região alpina do norte da Itália, os imigrantes vieram para o Brasil trabalhar no campo e aqui encontraram as oportunidades que lhes faltavam com a crise que assolava a Europa. Assim foi possível, através de muito trabalho, constituírem famílias e desfrutarem de um clima salubre, de terras férteis e natureza exuberante.

Para homenagear o centenário da chegada dos primeiros imigrantes trentinos, foi inaugurado em 1992 um monumento aos pioneiros, com seus nomes e os nomes dos "patriarcas" do Bairro Santa Olímpia, o casal Jacó Correr e Rosa Pompermayer. Também são representadas a economia da época e a religiosidade dos fundadores.

O vizinho Bairro Santana, também de fundação trentina, forma com Santa Olímpia o núcleo de colonização trentino-tirolesa de Piracicaba. O Circolo Trentino di Piracicaba, com sede no bairro, é a ponte que liga os descendentes trentinos à terra de origem de seus antepassados, a Província de Trento - Itália.

A população de Santa Olímpia, embora pequena, consegue atrair anualmente para o bairro milhares de visitantes para a tradicional Festa da Polenta, sempre realizada no último final de semana do mês de julho e que anima o inverno com diversas atrações culturais, folclóricas e gastronômicas, promovidas pelos próprios habitantes do bairro.

Outra festa muito animada é a Festa da Cuccagna, "o carnaval dos tiroleses" de Santa Olímpia, que atrai dezenas de jovens e anualmente anima a terça-feira de carnaval.


Fonte: www.santaolimpia.com.br

 

 

Patrícia Moraes Sant’Ana _ MTb: 24.154
Foto: Gustavo Annunciato _ MTb: 58.557



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Homenagem José Pedro

Notícias relacionadas