
08 DE MAIO DE 2014
Nesta quinta-feira, 8, o vereador João Manoel dos Santos esteve com o secretário Jorge Akira e moradores da Paulicéia para definir mudanças naquela região
O crescimento do fluxo de veículos em Piracicaba – atualmente existe 1,6 carro por habitante – irá “naturalmente extinguir” vias de mão dupla em bairros. A constatação é do secretário municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), Jorge Akira, que, na tarde de quinta-feira, 8, esteve na Paulicéia ao lado do vereador João Manoel dos Santos, presidente da Câmara, para apresentar estudo sobre mudança naquela região, onde ruas como Virgilio Furlan e Antonio Bacchi deverão ter um sentido apenas.
“É um processo natural, a medida que você tem aumento de veículos”, disse Jorge Akira. Na ocasião, a proposta de mudança de mão de direção partiu dos próprios moradores que, em contato com o vereador João Manoel, solicitaram estudo à Semuttran para melhorar o tráfego numa ampla região entre as avenidas 31 de Março e São Paulo. “Para mudar mão de direção, é preciso ter muito cuidado e também exige estudo amplo porque sempre afeta o tráfego de um perímetro grande”, observa Akira.
Autor do projeto de lei que, em 1993, criou na necessidade a obrigatoriedade de as ruas em frente às escolas serem mão única de direção, o vereador João Manoel dos Santos detalha que preocupa-se, em primeiro lugar, com a segurança, especialmente de pedestres. “Quando você define somente uma direção, facilita para quem convive naquela via, como é muito comum em bairros com alta densidade de moradores como a Paulicéia”, disse o vereador, que aproveitou para elogiar a agilidade da Semuttran. “Alguns pedidos, como este, já eram antigos e agora estão sendo atendidos”, disse.
De acordo com a Semuttran, a rua Virgilio Furlan passaria a ter o sentido de descida, sairia da Nossa Senhora de Fátima e terminaria na Dona Hilda e a paralela, a rua Antonio Bacchi, iria na direção contrária, criando o chamado “corredor binário”. Seriam alteradas ainda cinco vias transversais: ruas Santa Helena, Aimorés, Chavantes, Dona Regina e Ilidia Bachi. “O objetivo é dar mais fluidez ao trânsito na região tanto para veículos quanto transporte público, além de aumentar a segurança”, disse Akira.
Moradores da rua Virgilio Furlan, que se reuniram com o vereador João Manoel e o secretário Jorge Akira, aprovaram a iniciativa da Semuttran. “Como esta via é cheia de ‘altos e baixos’, com o vai-e-vem dos carros o perigo aumenta”, observou Joaquim Luis de Campos, que, junto com os vizinhos, assinou abaixo-assinado solicitando a mudança. Além de comércios, a região conta com escolas e igrejas, quando concentram picos de aglomeração de pedestres. “Assim que for feita (a mudança), vai melhorar”, disse.
Sueli Rubini, moradora no cruzamento entre a Virgilio Furlan e a Ilidia Bacchi, lembra que os acidentes são freqüentes, sendo que um deles já causou vítimas fatais. “Infelizmente, os motoristas dirigem muito rápido e isso cria um problema também, mas acredito que com a mão única o problema vai diminuir”, acrescentou.
Jorge Akira detalhou que a Semuttran atua em diversas regiões do município para redefinir mão de direção. Recentemente, a secretaria alterou o sentido de vias no Jardim Elite, no bairro Nova América e, nesta semana, no Jardim Planalto, onde foi inaugurada uma nova unidade do Senai. “É, de fato, uma tendência (acabar as vias de mão dupla), mas sempre é importante a população contribuir nesta definição porque toda mudança sempre requer prós e contras”, finalizou.