
23 DE JUNHO DE 2015
Moradores do distrito e representantes da Câmara e prefeitura participaram de encontro, agendado pelo vereador João Manoel dos Santos
Moradores do distrito reclamaram dos acidentes no trecho
Os desafios para a municipalização da antiga estrada de Tupi foram debatidos em audiência pública nesta terça-feira, 23, no plenário da Câmara, por solicitação do vereador João Manoel dos Santos (PTB). Amparado na reivindicação de moradores, ele defende a cessão de uso ou a doação para a prefeitura pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Esta seria a alternativa para que melhorias acontecessem no trecho entre a SP-308 (Rodovia Margarida da Graça Martins) e a SP-304 (Rodovia Luiz de Queiroz), nas imediações do motel Seq-Sab.
O vereador João Manoel dos Santos (PTB) disse que a discussão para a municipalização vem desde a gestão do ex-prefeito Barjas Negri. Segundo ele, o município tem dificuldade até mesmo para melhorar um simples ponto de ônibus no trecho, pois é preciso autorização do DER. No entanto, mesmo diante da condição, o Executivo tem construído rotatórias e melhorado a iluminação, lembrou o parlamentar.
A condição para a municipalização do trecho é que o Governo do Estado de São Paulo o entregue recapeado à Prefeitura de Piracicaba, informou José Roberto Carvalho dos Santos, que representou a Secretaria Municipal de Governo.
O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, comentou que boa parte da rodovia tem característica de via de tráfego urbano. “Para a municipalização, é preciso investimento do DER, assim o ônus não ficaria com o município, que não tem Orçamento para esta finalidade”, disse.
Akira informou que a prefeitura enviou à Câmara, em maio deste ano, o projeto de lei 108/2015, para municipalização de trecho entre a Rodovia do Açúcar e a AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), de aproximadamente um quilômetro. Ao ficar ciente da propositura, João Manoel apresentou substitutivo ao projeto, para que o município torne-se responsável pelo trecho entre a SP-308 e seu entroncamento, com a SP-304.
O secretário descartou a ampliação e lembrou que haverá recursos da iniciativa privada, por isso a prefeitura enviou o projeto para a municipalização de um quilômetro. “Sabemos que o Governo do Estado tem dado pouca importância à via, mas o município tem se empenhado nas melhorias”, disse, ao defender instalação de radares para conter o excesso de velocidade dos veículos.
Presidente da Associação dos Moradores de Tupi, Carlos José Marco da Silva, disse que os acidentes se intensificaram com a expansão de empresas na rodovia e aumento do fluxo de caminhões.
Além dos integrantes do Executivo, compareceram os vereadores Pedro Kawai (PSDB), primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, e Dirceu Alves da Silva (PROS). Conforme Kawai, entre as necessidades está a melhoria do acostamento do trecho. “Há um certo abandono do DER com esta rodovia, a manutenção precisa melhorar”, avaliou. Para Dirceu, trata-se de uma intervenção urgente. “A rodovia é de extrema importância para o município”, disse.
A realização da audiência foi aprovada na reunião ordinária de 8 de junho, em regime de urgência, por meio do requerimento 466/2015. Convites foram enviados aos representantes do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), o diretor de planejamento estadual, Rubens Chain, e o diretor regional da 13ª unidade, Danilo Luiz Dezan, mas eles não estiveram presentes e deixaram de enviar qualquer justificativa de ausência.
João Manoel disse que o desafio é levar as reivindicações aos representantes estaduais, incluindo os deputados, para que o Governo do Estado de São Paulo seja pressionado. Ele defendeu a manutenção do diálogo com o Executivo e a união dos moradores para que os resultados sejam alcançados. “É preciso atender os pedidos dos moradores, que estão preocupados com os acidentes. Com o crescimento de Piracicaba, a expansão do trecho acontece junto com a cidade”, destacou João Manoel.