
24 DE MAIO DE 2013
Uma das revelações do jiu-jitsu brasileiro, Gabriel Souza Ferreira da Silva recebeu da Câmara, durante reunião ordinária na noite desta quinta-feira (23), a moção d (...)
Uma das revelações do jiu-jitsu brasileiro, Gabriel Souza Ferreira da Silva recebeu da Câmara, durante reunião ordinária na noite desta quinta-feira (23), a moção de aplausos 94/2013. Propositor da homenagem, o vereador Francisco Almeida do Nascimento (PT) classificou de "batalhador e vencedor" o atleta, que, após uma série de conquistas em 2012, representará o Brasil no Campeonato Mundial que será realizado em Long Beach, na Califórnia, entre 29 de maio e 2 de junho.
Chico Almeida elogiou a família do jovem de 16 anos e fez um apelo para o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) investir mais na formação de atletas. "Gostaríamos de fazer muitas moções a jovens como você, determinados. Que seu xará invista em mais políticas públicas voltadas ao esporte, para tirar mais pessoas das drogas e podermos ter mais moções de aplausos a jovens na área esportiva", afirmou o parlamentar. "Você é um orgulho para Piracicaba. Desejo-lhe muito sucesso; todos estamos torcendo por você, para que traga mais medalhas de ouro para a cidade e o Brasil."
Gabriel contou que sua rotina é feita de "treinos e dedicação". "Comecei a lutar jiu-jitsu em 2008, aos 8 anos. Desde então, venho lutando para ser campeão mundial um dia e representar o Brasil, em Long Beach." O atleta disse esperar que os resultados que têm alcançado sirvam para atrair mais patrocínios à modalidade. "O jiu-jitsu é um esporte sem muito apoio da população, que o vê como agressivo. Mas é um esporte muito bom, porque com ele você aprende a respeitar sua mãe e a ter boas notas na escola."
Natural de Paulínia (SP), Gabriel mudou-se para Piracicaba em 2008 para treinar jiu-jitsu na Academia Checkmatte, com o mestre Rodrigo Cavaca. Com apenas 15 anos, foi cinco vezes medalha de ouro em Campeonatos Paulistas e 15 vezes campeão de etapas regionais. Apesar da pouca idade, o atleta vem participando de competições na categoria adulta e obtendo resultados importantes.
Somente entre as conquistas de 2012, estão a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro realizado no Rio de Janeiro; a medalha de ouro no Campeonato Internacional em São Paulo; e os títulos de campeão no Panamericano em São Paulo e no Open São Paulo Internacional. Ele também ganhou a medalha de ouro na seletiva realizada em março, em Gramado (RS), que o qualificou para o "World Professional Jiu-Jitsu", em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918 - Andrey Moral / estagiário de Jornalismo
FOTO: Fabrice Desmonts / MTB 22.946