PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE DEZEMBRO DE 2023

Antes de existir o Achados do Arquivo, havia o vereador João Chiarini


Indicação de 1953, de autoria do folclorista, demonstra a intenção de divulgar a história de Piracicaba a partir dos documentos da Câmara



EM PIRACICABA (SP)  

Vereador João Chiarini foi também intelectual, folclorista e liderança da cidade. Foto: Acervo Cecílio Elias Netto

Vereador João Chiarini foi também intelectual, folclorista e liderança da cidade. Foto: Acervo Cecílio Elias Netto
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Série 'Achados do Arquivo' publica, desde 2021, fatos históricos encontrados no acervo da Câmara

Série 'Achados do Arquivo' publica, desde 2021, fatos históricos encontrados no acervo da Câmara
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Série 'Achados do Arquivo' publica, desde 2021, fatos históricos encontrados no acervo da Câmara

Série 'Achados do Arquivo' publica, desde 2021, fatos históricos encontrados no acervo da Câmara
Salvar imagem em alta resolução

Vereador João Chiarini foi também intelectual, folclorista e liderança da cidade. Foto: Acervo Cecílio Elias Netto



Desde 2021, o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, em parceria com o Departamento de Comunicação Social, divulga, semanalmente, a série ‘Achados do Arquivo’, em que retrata episódios da vida cotidiana da cidade a partir do incontável material histórico produzido e preservado na Câmara Municipal de Piracicaba. Mas, num passado já longínquo, houve quem já via a necessidade de divulgar esse acervo à população.

Em 18 de maio de 1953, a Indicação 38 foi protocolada, autuada e recebeu a capa, onde se lia, no espaço destinado ao assunto: “Publicação, nos jornais, documentos da Câmara Municipal”. De autoria do vereador João Chiarini, a propositura escancarava a ideia em sua ementa:

“Propõe que se mande publicar papéis da Câmara nos jornais locais”.

A seguir, o vereador detalha a proposta:

“Sugerimos, ouvido o plenário e na forma regimental, que o senhor presidente determine à chefia da secretaria, que se publique, na forma original e de ascendência de datas as ordens régias, papéis avulsos e atas da Câmara, nos jornais locais”.

Consagrado intelectual da época, Chiarini oferecia suas justificativas:

“1. A Secretaria da Câmara vem efetuando trabalhos de paleografia nos nossos livros.

2. O aniversário da cidade está aí e a publicação do precioso material já encadernado, ajudará os pesquisadores e contribuirá para o esclarecimento das mais amplas camadas da população, no tocante a nossa história, desde os seus primeiros dias.

3. Será, sem dúvida, uma grande ajuda inicial da Mesa da Câmara”.

No espirito da proposta está a preocupação de João Chiarini em auxiliar os pesquisadores e levar informações da história da cidade aos habitantes. 

Na parte superior da folha seguinte, há o despacho do presidente da Câmara, João Basílio, onde, em 20 de maio, ele expõe sua decisão:

“Autorizo as publicações, desde que não acarrete aumento de despesas para a Câmara, obedecidos os limites máximos que tem ela direito, de conformidade com os contratos existentes entre o Legislativo e os jornais locais. Por outro lado, é de se atender a que não ficará a Secretaria da Câmara adstrita ao cumprimento desta decisão, se houver sobrecarga excessiva nos trabalhos a ela afetos. É de suma relevância notar que, efetivamente, pelo trabalho da Secretaria, até agora realizados, merece ela elogiosas referências, porquanto tem buscado formar um arquivo-fichário, onde é possível o estudo das atas e documentos antigos de Piracicaba, ou melhor, do município de Piracicaba”.

Dois aspectos se destacam na manifestação do presidente da Câmara.

O primeiro revela tratamento secundário e de não prioridade ao assunto. De início, a preocupação não é com a necessidade e importância de se divulgar os documentos históricos da Casa, mas de não acarretar “aumento de despesas para a Câmara” e também não atrapalhar os trabalhos por ele considerados realmente importantes, eis que ele, o presidente, deixa claro que pode ser feito o trabalho de publicação do acervo, mas desde que não houvesse “sobrecarga excessiva nos trabalhos a ela afetos”.

O segundo aspecto é que, ao final do texto, o presidente afirma que no arquivo é possível “o estudo das atas e documentos antigos de Piracicaba, ou melhor, do município de Piracicaba”. Esse trecho revela que desde aquela época, como agora, a Câmara tem documentos que contam a história não só dela, mas da cidade como um todo.

Além da proposta em si e do despacho do presidente, não há mais nenhum registro quanto à tramitação da propositura. Também não é possível afirmar se a ideia foi concretizada, com a pretendida publicação nos jornais.

O que se sabe é que, ao longo das décadas seguintes, em diferentes momentos, houve a publicação de atas, ofícios, proposituras e demais documentos na imprensa local e, nos anos mais recentes, diversas matérias foram feitas sobre os fatos históricos documentados pela Câmara.

João Chiarini – A Indicação 38 revela a personalidade desta figura indissociável da cultura piracicabana ao longo do Século 20. O vereador João Chiarini era um entusiasta do conhecimento. Era um participante incansável da vida intelectual, artística e política piracicabana.

Deixou, dentre tantas outras contribuições, um estudo fundamental sobre um importante aspecto da cultura piracicabana: “Cururu – reminiscências africanas no município de Piracicaba” (1947), premiado pelo Departamento de Cultura do Estado e publicado na “Revista do arquivo municipal”. É ainda o fundador e ex-presidente a Academia Piracicabana de Letras (APL) e, em 1945, criou o Centro de Folclore de Piracicaba.

Seria possível produzir outras tantas publicações do Achados do Arquivo para relatar alguns dos feitos de João Chiarini, tamanha sua importância para a preservação da cultura, folclore e de tradições piracicabanas.

Lá em 1953, talvez Chiarini não imaginasse que 70 anos depois, agora em 2023, a Câmara produzisse tanto sobre sua própria história e, como resultado deste processo, a história da própria cidade de Piracicaba. Em pouco mais de dois anos, a série Achados do Arquivo já acumula quase uma centena de publicações, além de seis vídeos que estão na programação da TV Câmara. É uma produção consistente e continuada.

As matérias do ‘Achados’ são acompanhadas da digitalização em alta resolução do documento original bem como de sua transcrição. Dessa forma, além de dar à população o acesso aos documentos, é oferecida uma contextualização da época e os motivos que levaram à sua elaboração.

O ‘Achados’ também é a ponta do iceberg do que é o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara, o qual mantém, no site da Casa, o link do Acervo Histórico, com uma frequente produção de coleções especiais voltadas à reunir documentos e imagens sobre a cidade.

Aquilo que João Chiarini pensou hoje é realizado cotidianamente na Câmara de forma mais otimizada e completa, o que é possível graças à utilização de dispositivos criados pelos avanços tecnológicos. Isso permite que a informação chegue de maneira mais rápida e acessível, fazendo com que os fatos históricos sejam conhecidos por cada vez mais pessoas.

A indicação de Chiarini é, portanto, um achado do arquivo. Por mais simples e corriqueiro que pudesse parecer há 70 anos, a iniciativa do saudoso intelectual é atemporal, vai além de seu próprio tempo e mostra que o nobre vereador tinha consciência do quanto os fatos históricos são fundamentais para fortalecer os tecidos sociais.

Era assim em 1953, continua assim em 2023.

Antes de existir a série Achados do Arquivo do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, havia o vereador João Charini. 

Achados do Arquivo – A série "Achados do Arquivo" é uma parceria entre o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, ligado ao Departamento Administrativo e de Documentação, e o Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Piracicaba. Ela traz publicações semanais no site da Câmara, às sextas-feiras, como forma de tornar acessível ao público as informações do acervo do Legislativo. (Texto: Bruno Didoné de Oliveira, servidor do Setor de Gestão de Documenação e Arquivo)



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337




Achados do Arquivo Documentação

Notícias relacionadas