
08 DE NOVEMBRO DE 2010
Centenas de livros que iriam para o lixo voltaram às mãos de aficionados pela leitura graças à atitude consciente de Alexandre Araújo e Luccas Xavier de Souza. O ge (...)
Centenas de livros que iriam para o lixo voltaram às mãos de aficionados pela leitura graças à atitude consciente de dois jovens de Piracicaba. Dois meses atrás, Alexandre Lopes Araújo e Luccas Augusto Xavier de Souza caminhavam pelo bairro onde residem quando observaram um saco jogado numa área verde. O tamanho do volume a ser descartado chamou a atenção dos dois amigos, que se surpreenderam com a descoberta: eram inúmeros livros renomados, alguns dos quais compunham coleções inteiras.
O gesto dos dois jovens repercutiu na imprensa local e motivou o vereador Marcos Antonio de Oliveira (PMDB) a propor a moção de aplausos 120/2010, entregue a ambos em sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira (8). A homenagem destaca a iniciativa de Alexandre e Luccas de disponibilizarem para doação os livros encontrados na rua.
GESTOS SIMPLES
Durante a entrega da moção, o vereador lembrou que, apesar de parecer trivial, a atitude tomada pelos jovens tem grande significado, fazendo um paralelo entre a doação dos livros e a nova Biblioteca Municipal, inaugurada em Piracicaba no último dia 29. “Eles se preocuparam com a leitura mesmo sem contar com os recursos do Poder Público”, comparou.
Marcos Antonio destacou que, em seu mandato, vem buscando valorizar as ações do dia a dia. “Tenho me pautado em reconhecer as atitudes simples de cidadania de nossa população”, afirmou o vereador, dizendo acreditar que a somatória dos pequenos gestos é que está por trás das grandes ações.
Os vereadores José Antonio Fernandes Paiva (PT) e Bruno Prata (PSDB) enalteceram as palavras de Marcos Antonio. Paiva disse ser um orgulho para Piracicaba ter cidadãos como Alexandre e Luccas e fez votos para que a conduta de ambos se mantenha caso um dia venham a exercer alguma função pública. Já Prata, que realiza trabalhos de conscientização com jovens da cidade, afirmou ter ficado “feliz” com a homenagem. “Vocês são frutos de árvores boas. Parabéns a vocês e às mães pelo exemplo que dão a todos”, falou.
ORGULHO
Alexandre e Luccas, que, durante a entrega da moção, estavam acompanhados de suas mães (Maria José Lopes e Lucinei Xavier, respectivamente), agradeceram o reconhecimento. Alexandre citou que o objetivo da ação, ao disponibilizar os livros para crianças carentes, foi preencher uma hora da vida delas com lazer de qualidade, afastando-as de influências negativas. “Nossa intenção foi essa, de proporcionar um pouco de cultura. Se estamos aqui, é porque valeu a pena”, afirmou.
A mãe de Luccas, Lucinei, considerou “bonita” a atitude dos dois amigos. Ela contou que, após deparar-se com o saco cheio de livros que iriam para o lixo, o filho telefonou para ela pedindo dinheiro, usado para comprar uma cartolina. Nela, Luccas escreveu “Doam-se livros”, para atrair crianças interessadas na leitura. E deu certo, segundo a mãe. “Sinto muito orgulho deles”, revelou.
TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918
FOTOS: Fabrice Desmonts / MTB 22.946