
19 DE OUTUBRO DE 2022
Nesta quarta-feira (19), estudantes do 1º ano do Ensino Médio conheceram as instalações da Câmara de Piracicaba e puderam simular uma reunião ordinária
Na simulação, estudantes votaram projeto fictício que aprovava uso de celulares em sala de aula
Os alunos do 1º ano do Colégio Adventista visitaram a Câmara Municipal de Piracicaba na manhã desta quarta-feira (19), através do projeto “Conheça o Legislativo”, que busca tornar mais acessível as informações referentes à administração pública da cidade e ao funcionamento da Casa de Leis.
Os 29 estudantes de 15 a 16 anos puderam conhecer o memorial Prudente de Morais e a galeria de ex-presidentes, no prédio principal da Câmara. Em seguida, direcionaram-se ao Plenário "Francisco Antônio Coelho", onde 23 deles tiveram a oportunidade de ocupar as cadeiras dos vereadores. Quatro alunos foram escolhidos para se sentar nas cadeiras da mesa diretora da Casa e encaminhar a simulação de uma reunião ordinária.
O convite para a visita partiu do vereador Acácio Godoy, que os recepcionou no Plenário. “No passado, alguém disse para mim ‘vocês serão os futuros governantes do país’, e eu vou falar o mesmo para vocês. É possível que eu esteja diante dos futuros vereadores, governadores…”, ressaltou o parlamentar. “A política é um assunto muito sério para ficar só na mão de político”, defendeu o vice-presidente da Câmara, incentivando os jovens a participarem da vida política da cidade.
A agente legislativa Michelle Santin Pecorari detalhou a história da administração pública no Brasil e da constituição de Piracicaba – abordando sua trajetória como povoado, vila e, por fim, enquanto cidade. Os alunos, neste momento, tiveram contato com cópias dos manuscritos originais da fundação da cidade e da Câmara. A servidora Dayane Cristina Soldan, por sua vez, mostrou aos jovens o sistema Atom (Access to Memory), plataforma digital que abriga o acervo histórico da Casa de Leis.
Bruno Didoné, servidor do Departamento de Documentação e Arquivo, explicou aos estudantes a separação dos três poderes e as funções de cada um. Já a servidora Érica Dinis trouxe, à conversa, os conceitos de Lei Orgânica, Plano Diretor e transparência pública, além de apresentar a Escola do Legislativo e o Laboratório de Ideias Legislativas (Lab-ID), que permite que a população sugira propostas ao Poder Legislativo municipal.
Guiados por Érica Dinis, os alunos deram início à simulação, seguindo os protocolos definidos pelo regimento interno da Casa: abertura da sessão, leitura bíblica, chamada oral e entrada das matérias a serem votadas. Na ocasião, o projeto discutido pautava a permissão do uso de celulares em salas de aula.
Oito estudantes tiveram a missão de ocupar a Tribuna “Maria Benedita Pereira Penezzi” e, nela, defender seu ponto de vista a respeito do assunto. Entre os argumentos trazidos pelos favoráveis ao uso do celular, estavam a necessidade do ambiente escolar caminhar junto ao avanço tecnológico, possibilitando o uso dos aparelhos para acesso a material complementar através de QR codes presentes no material didático, para a realização de pesquisas, entre outros.
Já os alunos que se posicionaram contra o uso do celular em sala de aula destacaram que seria muito difícil avaliar se o aparelho estaria realmente sendo usado para fins pedagógicos e não pessoais; eles trouxeram, ainda, o fato de a escola já disponibilizar computadores, projetores e tablets para tal finalidade. Ao final da simulação, o uso dos aparelhos celulares em sala de aula foi aprovado com o voto de 13 dos “vereadores” que participaram da dinâmica.
Evandro Toniolo, professor de História que acompanhou a visita, destacou a importância daquele momento aos estudantes. “A participação nessa reunião e as informações que aqui obtivemos têm como objetivo ajudar vocês a compreenderem como funciona o sistema democrático e fazer jus a ele, já que tantos por ele lutaram”, afirmou o docente, em fala destinada aos alunos.
O estudante Vitor Chinelato, que atuou como o presidente da sessão simulada, apontou que, ao contrário dele, muitos colegas não procuram se informar sobre política. “Grande parte da minha geração não tem interesse nessa área, [...] então acho muito importante esse projeto para divulgar, principalmente para a geração que está vindo, que serão os futuros líderes e o futuro eleitorado”.
Escolas que tenham interesse em participar do projeto "Conheça o Legislativo" podem entrar em contato com a Escola do Legislativo "Antônio Carlos Danelon - Totó Danelon" pelo telefone 3403-7129.